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Olival Neto
Olival Neto28/10/2022 11:07
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Técnicas de Lógica de Programação

    Na hora de codificar, você pode optar por algumas dessas técnicas, que são:

    1. Linear
    2. Estruturada
    3. Modular

    Talvez, para você, desenvolvedor, essas técnicas sejam naturais. Mas, a partir do momento que você aumenta o seu nível de consciência sobre elas, as suas soluções tornam-se mais práticas.

    Linear lembra de linha reta, ou seja, uma sequência de passos que é executado um atrás do outro, seguindo um único fluxo de dados. Para exemplificar, você pode pensar na sequência de dados enumerada. Veja abaixo:

    Algoritmo para fazer um café:

    1. Pegar a xícara
    2. Pegar o café solúvel
    3. Pegar o açúcar
    4. Pegar a garrafa de água quente
    5. Por água quente na xícara
    6. Por o café na xícara
    7. Por o açúcar na xícara

    Neste exemplo, o café só será feito se seguir estritamente esta sequência, na ordem, pois existe dependência entre os elementos.

    Já a técnica estruturada pode seguir fluxos diferentes já pré-definidos. Veja abaixo:

    Algoritmo para fazer um café:

    1. Pegar a garrafa de água quente ou pegar a garrafa de café já pronto
    2. se pegar a garrafa de café pronto, então:
    3. por na xícara
    4. se pegar a garrafa de água quente, então:
    5. Pegar o café solúvel
    6. Pegar o açúcar
    7. Pegar a colher para mexer

    A técnica modular possui uma independência maior, pois, podemos separar as tarefas a serem realizadas em módulos(funções/métodos) que realizam uma tarefa estritamente específica. Dessa forma, em caso de problemas, podemos corrigir um único bloco de código separado, sem a necessidade de comprometer os demais relacionamentos existente que conectam outros trechos de códigos.

    Além disso, módulos auxiliam no reuso de código. Um único bloco de código pode ser usado em diversas partes do programa, informando apenas a sua referência, ou seja, o seu nome. Veja abaixo o exemplo:

    Módulo movimento:

    se pressionar a seta para direita, então:

    • andar para a direita

    Se pressionar a seta para direita e shift, então:

    • correr para a direita

    Se pressionar a tecla para a esquerda, então:

    • andar para esquerda

    Se pressionar a seta para esquerda e shift, então:

    • correr para a esquerda

    Neste caso, se você desejar adicionar mais funcionalidades neste módulo, tal como, correr em saltar, correr 2x, andar em slow motion, você pode adicionar essas novas funcionalidades dentro deste módulo e não precisará reescrever as modificações em outros trechos de código que precisem deste módulo.

    Geralmente, está visão das três técnicas surgem depois de aprender na prática a programação, de forma inconsciente, mas saber delas antes, facilita o processo de aprendizagem e desenvolvimento de códigos.

    Nos módulos, nos preocupamos apenas com os dados de entrada e saída, pois, o código que estiver dentro do módulo, já tem seu funcionamento definido. Na programação linear, caso deseje trocar a ordem de algum elemento, isso pode afetar todo o código, e causar a necessidade de reescrever tudo. Já com a técnica estruturada, a importante compreender bem o cenário a ser desenvolvido para criar os fluxos bem definidos, e assim, manter uma estrutura bem definida.

    Extra: Programação orientada a objetos.

    Aqui, o nível de abstração aumenta. Assim, você pode criar estruturas, que possuem características e funções bem definidas, que poderão ser reusadas em vários trechos de códigos. Quando atribuímos valor as características, criamos um objeto, ou seja, damos vida a estrutura. Veja o exemplo:

    Pessoa:

    • características:
    • cor dos olhos
    • altura
    • peso
    • força
    • velocidade
    • postura
    • cor do cabelo
    • cor da pele
    • funções/métodos:
    • andar
    • correr
    • comer
    • dormir
    • estudar

    criar objeto:

    roberto = nova Pessoa(olhos:castanhos, pele:parda, altura:1.68, cabelo:preto, peso:65kg, postura:curvada, força:30, velocidade:2km/h)

    Logo, criamos um objeto de nome roberto que pode ser reutilizado em vários cenários do programa (casa, parque, shopping, etc).

    Gostou dessa visão? Já a utiliza na prática? Tinha esse nível de consciência. Se gostou desse conteúdo, siga-me para mais artigos. Até breve.

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    Comentários (6)
    Italo Matos
    Italo Matos - 28/10/2022 17:30

    Uma ótima Técnica, ajuda muito quem está começando.

    Bruno Rivolta
    Bruno Rivolta - 28/10/2022 11:26

    Achei legal parabéns pelo conteúdo

    Hudson Cruz
    Hudson Cruz - 28/10/2022 16:02

    Ótimo para quem está começando!!!!


    Parabéns!!!

    Adriano Sá
    Adriano Sá - 28/10/2022 13:19

    Obrigado por compartilhar.

    Andres Cesário
    Andres Cesário - 28/10/2022 11:54

    Muito bom, facilita muito para quem tem dificuldade no ínicio


    Fabrício Silva
    Fabrício Silva - 28/10/2022 11:16

    Muito bom pra quem está começando na área e tem dificuldades... 👏