Utilizando Blade Runner para explicar Programação Orientada a Objetos
- #Orientação a objetos, classes e métodos
A programação orientada a objetos (POO) é um paradigma de organização de código que se baseia no conceito de objetos e classes.
Essa abordagem busca espelhar o mundo real, permitindo a modelagem de entidades complexas por meio da criação de classes que funcionam como moldes para objetos específicos.
Uma excelente forma de compreender esse conceito é explorar o universo do filme Blade Runner, onde podemos utilizar distinção entre humanos e replicantes e diferenciá-los em sua natureza, onde a mera aparência física precisa ser superada e onde é necessário revelar uma questão intricada de comportamento e empatia.
Em Blade Runner, humanos e replicantes coexistem, porém, a diferenciação entre eles muitas vezes escapa ao olhar superficial.
A complexidade dessa distinção é evidenciada pelo Teste Voight-Kampff, uma ferramenta utilizada para detectar a ausência de empatia nos replicantes, uma característica que, até então, era considerada exclusiva dos seres humanos .
Esta dinâmica intricada entre humanos e replicantesno contexto do filme fornece uma analogia rica para ilustrar os conceitos fundamentais da programação orientada a objetos.
No contexto do universo de Blade Runner, podemos criar uma classe comum, chamada EntidadeBiologica
, que será a classe base para tanto replicantes quanto humanos .
Classe Base: EntidadeBiologica
class EntidadeBiologica {
constructor(nome, nivelInteligencia, nivelForca, nivelAgilidade) {
this.nome = nome;
this.nivelInteligencia = nivelInteligencia;
this.nivelForca = nivelForca;
this.nivelAgilidade = nivelAgilidade;
}
realizarTarefa() {
console.log(`${this.nome} está realizando uma tarefa.`);
}
socializar() {
console.log(`${this.nome} gosta de socializar.`);
}
// Método que será sobrescrito nas subclasses
passouTesteVoightKampff() {
// Lógica genérica para ambos (pode ser sobrescrito)
return true;
}
}
Este código em JavaScript define uma classe chamada EntidadeBiologica que serve como uma estrutura comum para representar entidades biológicas, que podem incluir tanto humanos quanto replicantes .
Agora, vamos diferenciá-los.
Classe para replicantes
class Androide extends EntidadeBiologica {
constructor(nome, nivelInteligencia, nivelForca, nivelAgilidade, serieModelo) {
super(nome, nivelInteligencia, nivelForca, nivelAgilidade);
this.serieModelo = "Nexus";
}
hackearSistemas() {
console.log(`${this.nome} possui a habilidade de hackear sistemas.`);
}
// Sobrescreve o método da classe base
passouTesteVoightKampff() {
return false; // Androides não passam no teste
}
}
Classe para humanos
class Humano extends EntidadeBiologica {
constructor(nome, nivelInteligencia, nivelForca, nivelAgilidade, profissao) {
super(nome, nivelInteligencia, nivelForca, nivelAgilidade);
this.profissao = profissao;
}
trabalhar() {
console.log(`${this.nome} está trabalhando como ${this.profissao}.`);
}
// Sobrescreve o método da classe base
passouTesteVoightKampff() {
return true; // Humanos passam no teste
}
}
Explicações:
Na abordagem da POO, criamos a classe base EntidadeBiologica, que contém atributos e métodos comuns a ambas as entidades (replicantes e humanos ). Ambas as classes, Androide e Humano, herdam dessa classe base usando o conceito de herança.
Os replicantes, representados pela classe Androide, herdam os atributos e métodos da EntidadeBiologica e adicionam suas características específicas, como a série modelo e a habilidade de hackear sistemas. A sobrescrita do método passouTesteVoightKampff na classe Androide reflete a lógica específica de que replicantes não passam no teste.
Da mesma forma, os humanos , representados pela classe Humano, herdam os atributos e métodos da EntidadeBiologica e incluem suas características distintas, como a profissão. A sobrescrita do método passouTesteVoightKampff na classe Humano reflete a lógica específica de que humanos passam no teste.
Essa abordagem de herança e sobrescrita de métodos permite uma modelagem mais eficiente e organizada, destacando as similaridades e diferenças entre as entidades biológicas no universo de Blade Runner.