Singleton simplificado, implemente consistência e controle no seu código
O que é o Singleton? 🖥️
É um padrão de design que garante que uma classe tenha apenas uma única instância em todo o aplicativo. Isso é útil quando você precisa de uma única fonte de verdade, como um gerenciador de configuração ou um controlador centralizado. Em vez de criar novas instâncias, você acessa sempre a mesma.
Vantagens ✅
- Consistência: Uma única instância garante que todos os componentes utilizem os mesmos dados.
- Gerenciamento de Recursos: Evita múltiplas instâncias, economizando memória.
- Acesso Global: Fornece um ponto de acesso global à instância única.
Desvantagens ❌
- Dificulta testes: Em testes unitários, o Singleton impede que sejam criadas instancias separadas.
- Acoplamento Excessivo: Impossibilita a modularização, pode tornar o código mais difícil de manter e evoluir.
Minha Experiência - Implementação de Controle de Velocidade no Jogo 🎰
Recentemente, como programadora front-end de jogos júnior, eu e minha equipe utilizamos o Singleton para controlar a velocidade do jogo.
Estava uma bagunça! Em várias classes eram criadas variáveis que guardavam a velocidade e poderia ser facilmente alterada nelas tornando-a imprevisível.
Centralizando essa funcionalidade em uma única classe, facilita entender onde que as alterações de velocidade são gerenciadas e garante consistência.
Curtiu conhecer o singleton? 💜
Fonte de produção: lexica.art e chatGPT, revisado por mim
#DesignPatterns #CleanCode #Singleton