image

Acesse bootcamps ilimitados e +650 cursos

50
%OFF
Article image
Estela Almeida
Estela Almeida18/07/2024 13:53
Compartilhe

Padrões de projetos - Desing Patterns

           Padrões de projetos - Desing Patterns
    "Soluções reutilizáveis de software orintado a objetos."
    

    Padrões de projetos, desenvolvido para auxiliar em desenvolvimento de software reutilizáveis, para redução de códigos e melhorar o desempenho do software.

    Desenvolvido em três categorias de padrões : "Padões de criações, padrões estruturais e comportameitais".
    

    Motivação no desenvolvimento do artigo: Criado para melhor entendimento da aula referente a matéria dada no Bootcamp Santander Formação Back - End Java.

    Padrões mais utilizados em desenvolvimento de software

    Padrões de Criação :

    Abstract Factory: utilizado na criação de um interface entre objetos relacionados ou dependentes.

    Factory Method: utilizado para definir uma interface para criar um objeto, porém quem define quais classes serão instanciadas, é sua subclasse.

    Singleton: utilizado para garantir que uma classe tenha apenas uma instância e que seja acessada globalmente.

    Padrões Estruturais:

    Adapter: utilizado para ciar uma interface, para que clientes diferentes, consigam se comunicar.

    Composite: utilizado em estrutura em árvore na representação de hierarquia de todo o tipo, tratando objetos de forma individual e os compõe uniformemente.

    Façade: utilizado para fornecer uma única interface de alto nível, fazendo com que seja mais fácil sua utilização.

    Padrões Comportamentais:

    Interator: utilizado para fornecer acesso sequencial ao elementos de um objeto agregado sem expor sua representação subjacente.

    Observer: utilizado quando um objeto é alterado e automaticamente todos os relacionados a ele sejam alterados também de forma automática.

    Strategy: utilizado quando queremos definir uma família de algoritmos, encapsulando-os , o mesmo é variável independente do tipos de cliente envolvido.

    Obs.: Existem ao todos 23 padrões de projetos que fale apena ser estudados.

    Este artigo foi baseado no livro criado pelos 4 amigos Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Jhonson e Jhon Vlissides, conhecidos como gangue dos 4 , na área de desenvolvimento de Software.

    Compartilhe
    Comentários (0)