Os princípios da linguagem java e os pilares da Programação Orientada a Objetos (POO)
- #Java
Neste artigo irei pontuar o passo a passo para compreender Java e também os pilhares POO. Como POO é um assunto que pode ter maiores dúvidas, descreverei os seus pilares!
Estarei deixando um repositório no qual, contem vários exercícios, se puder deixar uma estrela caso goste e te ajude. Qualquer dúvida pode deixar aqui!
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Tipos de dados: int, boolean, float, double entre outros;
Entrada de dados: Scanner (terminal) e JOptionPane (Caixa de Diálogo);
Saída de dados: As variações de print, printf e println;
Operadores: Aritméticos, relacionais, lógicos e de atribuição;
Estruturas de decisão: if, if ... else e switch ... case;
Estruturas de repetições: while, do While e for;
Strings, vetores e matrizes;
POO programação orientada a objetos
Para entendemos quais são os pilares, precisamos entender o que é uma classe e um objetos.
Objetos (computacionais) são caracterizados por atributos e métodos. Atributos são as propriedades de um objeto. Métodos são as ações que um objeto pode realizar.
Classes são agrupamentos de objetos que têm propriedades em comum e podem realizar as mesmas ações
Método é como uma função usada para expor o comportamento de um objeto.
Atributos são as propriedades de um objeto, também são conhecidos como variáveis ou campos. Essas propriedades definem o estado de um objeto, fazendo com que esses valores possam sofrer alterações.
Encapsulamento é uma técnica utilizada para esconder detalhes de uma
funcionalidade, tornando partes do sistema mais independentes possível umas
das outras
Modificadores de acesso
Existem quatro modificadores de acesso em Java:
• Public: Todas as classes podem acessar métodos e atributos
• Private: Apenas métodos da própria classe podem acessar métodos e
atributos
• Protected: Apenas métodos em classes do mesmo pacote ou subclasses
podem acessar os métodos e atributos
• Package ou Friendly: Apenas métodos em classes do mesmo pacote
podem acessar os métodos e atributos
Get e Set
Os métodos GET e SET são técnicas padronizadas para gerenciamento sobre o acesso dos atributos. Nesses métodos determinamos quando será alterado um atributo e o acesso ao mesmo, tornando o controle e modificações mais práticas e limpas, sem contudo precisar alterar assinatura do método usado para acesso ao atributo.
Herança
A herança é um mecanismo da Orientação a Objeto que permite criar novas classes a partir de classes já existentes, aproveitando-se das características existentes na classe a ser estendida
Classe Abstrata
• Objetos não podem ser instanciados a partir delas
• Devem ser vistas como templates para subclasses que irão dar uma
implementação aos métodos abstratos
Polimorfismo
É quando duas ou mais classes derivadas de uma mesma superclasse responderem a mesma mensagem, cada uma de uma forma diferente.
• Uma subclasse pode redefinir (sobrescrever) um método herdado
• O polimorfismo se realiza através da recodificação de um ou mais métodos
herdados por uma subclasse
Ainda recomendo estudar os seguintes temas:
Iternfaces, Enum, ArrayLis, List, Set, Map e classes Genéricas