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Renan Freitas
Renan Freitas18/12/2022 02:35
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Modelos de cores e porquê o Sol é branco

  • #UI/UX

Entenda o porquê o Sol é branco aprendendo como são as cores e quais são os modelos de cores. Neste artigo irei contar um pouco sobre CMYK, RGB e HSB, a partir da aula Entendendo as cores, do curso Introdução ao UI Design. Caso se interesse, matricule-se na Formação UX Designer e siga comigo nesta jornada!

Modelos de cores

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Antes de começar, uma coisa muito importante de se ter em mente: Na internet, como não trabalhamos com tinta e não misturamos cores físicas, precisamos pensar nos modelos em termos de telas e para isto falamos de luz e dessa mistura de luz.

Modelos

  • CMYK(Cyan, Magenta, Yellow, Black): Usa a mistura subtrativa de luz para derivar cores diferentes.
  • RGB(Red, Green, Blue): Usa a mistura aditiva de luz para derivar cores diferentes.
  • HSB ou HSV(Hue, Saturation, Brightness ou Value): Usa uma mistura de matiz, saturação e brilho para derivar diferentes cores.

Mistura aditiva e subtrativa?

Quando pegamos uma certa cor em RGB e, para comparação, colocamos mesmo tom de cor em CMYK, percebemos que as cores em CMYK são mais “apagadas” que o RGB. Ou seja, tem tem uma subtração de brilho/luz, já o RGB tem o seu devido brilho.

Para trabalhos impressos (cartaz, folheto, outdoor, etc), é utilizado o modelo de cores CMYK, pois com ele a cor que você estará vendo no monitor subtrai a luz que existe na tela, portanto quando a impressão for feita você verá as mesmas cores que no dispositivo.

Se você fizer um projeto em RGB e imprimi-lo, as cores que forem impressas podem ser totalmente diferentes do que você estava vendo na tela, pois fisicamente não haverá o brilho e a projeção de luz que formava aquelas cores na tela.

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CMYK

  • Se refere à maneira como a luz reflete em uma página em branco física.
  • Usa mistura de cores subtrativas – remove o branco que há.
  • Usado para impressões, páginas físicas.
  • Quando as 4 cores são misturadas, a sobreposição se resulta em preto.

Uma vez que uma folha de papel não pode projetar luz, ela precisa ter a luz refletida nela. Dessa forma, a mistura de cores somadas estará cobrindo o branco da página e, por tanto, reduzindo a quantidade de luz que se pode refletir.

Imagine uma criança misturando todas as cores de tinta, formando cores escuras e seus dedos ficando pretos.

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RGB

  • Se refere à maneira como as telas digitais projetam a luz.
  • Usa mistura de cores aditivas – adiciona branco.
  • Usado para trabalhos digitais.
  • As cores sobrepostas se resultam em branco.

Em RGB sempre se adiciona luz. Com as cores em brilho total temos o branco. É como as altas luminosidades que machucam os olhos, sempre na adição de luz a cor se torna mais branca.

Veja a foto do sol, ele é um excelente exemplo para demonstrar isso, pois devido a seu imenso brilho, nós enxergamos a cor branca. Sim, o excesso de luz é o que faz com que o Sol seja branco para nós.

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HSB ou HSV

  • Se refere à maneira como nós realmente vemos as cores.;
  • Uma escala radial 360 de todas as cores;
  • Usado por UI designers de tela visual.
  • A mistura do matiz (hue), saturação e brilho se resulta em uma cor específica.

O HSB trabalha na matiz, saturação e brilho das cores. A saturação se refere ao quão maçante ou rica é a cor e o brilho está ligado ao quão próximo a cor está do preto na escala. Quanto mais preto, menos brilho ela tem.

Este modelo é exatamente como nosso cérebro interpreta as cores, independente se a luz está sendo projetada em uma tela ou refletida em uma folha de papel

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Estes foram alguns conceitos dos modelos de cores que usamos, caso tenha alguma dúvida ou feedback, sinta-se livre para deixá-la nos comentários. Recomendo para todos que vejam a Formação UX Designer, o conteúdo está realmente excelente. Os conceito de cores que passei aqui foram apenas parte de uma aula, de um curso, de um módulo, há inúmeros aprendizados importantes nesta formação.

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