Mercado MOBILE com Karol Attekita
- #Flutter
- #React Native
- #Android
Quem é Carol Attekita?
Karol Attekita é uma especialista em Aplicativos e Games com mais de 10 anos de experiência em mídias interativas. Possuí experiência com equipes multinacionais, 4 prêmios de reconhecimento nacional e mais de 20 apps já desenvolvidos.
Panorama do mercado Mobile
O mercado mobile atualmente se encontra extremamente aquecido devido a demanda gerada pela pandemia (Migração para o virtual / Home Office / Metaverso / ...), no entanto , é perceptível a falta de mão de obra qualificada (estima-se que em 2025 teremos um déficit de 530 mil profissionais na área e 800 mil novos postos de trabalho criado), sendo o Brasil o país tem o maior déficit de profissionais na área de TI da América Latina (devido à desvalorização da moeda/real o país acaba não sendo um atrativo para profissionais do exterior, além do fato de não conseguir manter bons profissionais aqui no país, devido as grandes oportunidades do mercado externo e boa remuneração).
Apesar da grande demanda na área, as empresas encontram dificuldades no momento de contratar um profissional, pois muitos focam apenas nas HardSkills (habilidades técnicas associadas à experiências na área ou conhecimento teórico), esquecendo da importância das SoftSkills, sendo essa última, a mais valorizada pelo mercado. SoftSkills mais requisitadas pelo mercado:
Comunicação – Saber se comunicar efetivamente sem gerar ruídos.
Proatividade – Ter o poder de iniciativa para antecipar problemas.
Resiliência – Resistir e persistir a situações adversas.
Gestão de tempo – Saber gerir e controlar o seu fluxo de trabalho.
Desenvolvimento MOBILE
Um desenvolvedor mobile é responsável por desenvolver aplicações para dispositivos móveis. Em sua maior parte, trabalha com interfaces, construção de fluxos e componentes. Porém, outros tipos de conhecimentos também são agregados como banco de dados e recursos avançados dos dispositivos como por exemplo NFC e protocolo Bluetooth.
- Desenvolver interfaces, customizando e criando componentes de UI;
- Consumir serviços de API’s para enviar e receber dados;
- Gerenciamento de memória e otimização de performance;
- Persistência de dados e utilização de recursos do dispositivo.
Por onde começar para ser um MOBILE?
1° Passo
- Análise de Mercado – Entender / pesquisar as oportunidades;
- Direcionamento – traçar um caminho / objetivos / metas;
- Desenvolvimento – foco e persistência;
- Consolidação – trabalhar as Hardskils e Softskills.
2° Passo - Tecnologias
- IOS Nativo - Desenvolvimento nativo com Swift / Objective-C;
- Android Nativo - Desenvolvimento nativo com Java / Kotlin;
- Flutter Desenvlvimento híbrido com Dart;
- Xamarin - Desenvolvimento híbrido com C#;
- React Native - Desenvolvimento híbrido com React Native;
- Web Apps - Desenvolvimento de aplicativos baseados na experiência WEB.