image

Acesse bootcamps ilimitados e +650 cursos

50
%OFF
Article image

WG

Wallace Guimarães30/06/2024 16:00
Compartilhe

Java para Iniciantes: Tudo o que você precisa saber

  • #Java

Introdução

Oi, pessoal! Vamos embarcar numa aventura divertida no mundo da programação com Java! Java é uma linguagem super poderosa que ajuda a criar tudo, desde jogos legais até aplicativos incríveis. Vamos aprender juntos os fundamentos do Java, descobrir suas utilidades, ver exemplos fáceis de código e se divertir muito no caminho. Então, prepare-se para se tornar um verdadeiro mago da programação!

image

Java é como uma caixa de brinquedos mágica para programadores. Você tem blocos chamados "classes" e "objetos" para construir coisas incríveis. É uma linguagem de programação que segue regras chamadas "sintaxe" para que o computador entenda o que você quer fazer. E o legal é que Java é usado em muitos lugares, como jogos, aplicativos e até na internet!

Java também é "orientado a objetos", o que significa que você pode criar pequenos programas chamados objetos que trabalham juntos para fazer coisas grandes. Pense nisso como um time de super-heróis, onde cada um tem um poder especial, mas juntos eles fazem coisas ainda mais incríveis!

image

Java é como um super-herói dos programas de computador! Ele é usado para fazer jogos, aplicativos para celular, programas para empresas e até sistemas de bancos. A melhor parte é que você escreve o código uma vez e ele funciona em qualquer computador, como se fosse mágica! Então, com Java, você pode criar coisas que todo mundo pode usar.

Além disso, Java é muito seguro e rápido, o que é super importante para empresas que precisam proteger informações e realizar muitas tarefas ao mesmo tempo. Por isso, muitas grandes empresas e sites famosos usam Java para garantir que tudo funcione bem e de forma segura.

Exemplos de códigos para iniciantes no Java

Vamos brincar de programar! Aqui está um código simples para mostrar uma mensagem:

java
Copiar código
public class HelloWorld {
public static void main(String[] args) {
  System.out.println("Olá, mundo!");
}
}
E aqui está outro para fazer uma conta fácil:

java
Copiar código
public class Soma {
public static void main(String[] args) {
  int a = 5;
  int b = 3;
  int soma = a + b;
  System.out.println("A soma é: " + soma);
}
}

Para finalizar, um código para adivinhar um número. Tente adivinhar o número mágico!

java
Copiar código
import java.util.Scanner;

public class AdivinhaNumero {
public static void main(String[] args) {
  Scanner scanner = new Scanner(System.in);
  int numeroMagico = 7;
   
  System.out.println("Tente adivinhar o número mágico!");
  int tentativa = scanner.nextInt();
   
  if(tentativa == numeroMagico) {
    System.out.println("Parabéns! Você adivinhou o número!");
  } else {
    System.out.println("Ops! Tente novamente.");
  }
   
  scanner.close();
}
}

image

Os tipos primitivos do Java são como blocos de Lego básicos que usamos para construir programas. Eles são bem simples e rápidos. Aqui estão os principais tipos primitivos:

  • int: É um número inteiro, como 1, 2, 3. Ele pode ser negativo ou positivo, e vai de -2.147.483.648 até 2.147.483.647.
  • double: É um número com vírgula, como 3.14 ou 2.718. Ele é usado para representar números decimais.
  • char: Representa um único caractere, como 'a', 'b' ou '1'. Sempre colocado entre aspas simples.
  • boolean: Só pode ser verdadeiro (true) ou falso (false). Usado para decisões em nossos programas.
  • byte: É um número pequeno, de -128 a 127. Usado para economizar espaço.
  • short: Um número inteiro um pouco maior que byte, de -32.768 a 32.767.
  • long: É um número inteiro muito grande, de -9.223.372.036.854.775.808 a 9.223.372.036.854.775.807. Usado quando int não é suficiente.
  • float: É um número decimal, como double, mas com menos precisão. Usado quando não precisamos de tanta exatidão.

Vamos ver um exemplo usando alguns desses tipos:

java
Copiar código
public class TiposPrimitivos {
public static void main(String[] args) {
  int idade = 10;
  double altura = 1.45;
  char inicial = 'A';
  boolean gostaDeJava = true;
   
  System.out.println("Idade: " + idade);
  System.out.println("Altura: " + altura);
  System.out.println("Inicial: " + inicial);
  System.out.println("Gosta de Java: " + gostaDeJava);
}
}

Nesse exemplo, criamos variáveis para idade, altura, inicial do nome e se gosta de Java, e depois mostramos tudo na tela. É bem simples e divertido!

image

As estruturas de escolha e condicionais no Java são como decisões que você toma no seu dia a dia. Dependendo de uma condição, o programa pode seguir diferentes caminhos. Vamos ver as mais usadas!

Usando o if e else

O if e else são usados para fazer uma escolha entre dois caminhos. Pense como escolher entre duas opções, dependendo de uma condição.

java
Copiar código
public class EstruturasCondicionais {
public static void main(String[] args) {
  int idade = 12;
   
  if (idade >= 18) {
    System.out.println("Você é adulto!");
  } else {
    System.out.println("Você é menor de idade!");
  }
}
}

Aqui, o programa verifica se a idade é 18 ou mais. Se for, diz que você é adulto. Se não, diz que você é menor de idade.

Usando o else if

O else if é usado quando você tem mais de duas opções. É como se tivesse várias portas e, dependendo da sua escolha, você entra em uma delas.

java
Copiar código
public class EstruturasCondicionais {
public static void main(String[] args) {
  int nota = 85;
   
  if (nota >= 90) {
    System.out.println("Você tirou um A!");
  } else if (nota >= 80) {
    System.out.println("Você tirou um B!");
  } else if (nota >= 70) {
    System.out.println("Você tirou um C!");
  } else {
    System.out.println("Você precisa melhorar!");
  }
}
}

Nesse exemplo, dependendo da nota, o programa diz qual foi a sua avaliação.

Usando o switch

O switch é como um controle remoto. Dependendo do botão que você aperta, ele faz uma coisa diferente. É útil quando você tem muitas opções baseadas em um único valor.

java
Copiar código
public class EstruturasCondicionais {
public static void main(String[] args) {
  int diaDaSemana = 3;
   
  switch(diaDaSemana) {
    case 1:
      System.out.println("Domingo");
      break;
    case 2:
      System.out.println("Segunda-feira");
      break;
    case 3:
      System.out.println("Terça-feira");
      break;
    case 4:
      System.out.println("Quarta-feira");
      break;
    case 5:
      System.out.println("Quinta-feira");
      break;
    case 6:
      System.out.println("Sexta-feira");
      break;
    case 7:
      System.out.println("Sábado");
      break;
    default:
      System.out.println("Dia inválido");
      break;
  }
}
}

Aqui, o switch verifica o valor de diaDaSemana e imprime o nome do dia correspondente.

image

Gostou de aprender sobre Java? Então, me siga no LinkedIn para mais dicas e truques! Vamos juntos nessa jornada de programação!

Fontes de produção:

Capa feita no: Photopea com imagens da Internet 

Conteúdo gerado por: ChatGPT e revisado por humanos 

#AprendendoJava #ProgramaçãoParaTodos #JavaParaIniciantes

Compartilhe
Comentários (1)

IM

Igor Magalhães - 30/06/2024 18:52

Top, parabéns pela iniciativa