image

Acesse bootcamps ilimitados e +650 cursos

50
%OFF

GG

Gabriel Guimarães24/04/2023 18:23
Compartilhe

Introdução ao pensamento computacional

    Oi gente, tudo bem?

    Eu estou iniciando na programação por meio deste bootcamp "Primeiros passos em tecnologia", resolvi publicar aqui meu desenvolvimento.

    Iniciei o módulo de pensamento computacional e por tanto, resolvi ir postando o que eu for aprendendo.

    Como uma forma de fixar o conteúdo e claro, ajudar outras pessoas através deste meu primeiro artigo: "Introdução ao pensamento computacional".

    Espero que gostem!

    Introdução ao Pensamento Computacional O pensamento computacional é uma forma de resolver problemas que envolve decompor um problema complexo em partes menores e mais simples, identificar padrões e abstrações, criar algoritmos e testar soluções. O pensamento computacional não é exclusivo da ciência da computação, mas pode ser aplicado a diversas áreas do conhecimento, como matemática, biologia, artes e humanidades. O pensamento computacional pode ser desenvolvido por meio de quatro etapas principais: - Decomposição: consiste em dividir um problema grande em subproblemas menores e mais fáceis de resolver. - Padrões: consiste em reconhecer semelhanças e diferenças entre os subproblemas e encontrar regras gerais que possam ser aplicadas a eles. - Abstração: consiste em ignorar os detalhes irrelevantes e focar nos aspectos essenciais do problema. - Algoritmo: consiste em criar uma sequência de passos lógicos e claros que possam resolver o problema ou uma parte dele. Um exemplo de aplicação do pensamento computacional é o jogo da velha. Para jogar esse jogo, podemos seguir as seguintes etapas: - Decomposição: podemos dividir o tabuleiro em nove células e cada célula pode estar vazia ou ocupada por um X ou um O. - Padrões: podemos observar que existem oito formas de ganhar o jogo, que são as três linhas horizontais, as três linhas verticais e as duas diagonais. Podemos também notar que o centro é uma posição estratégica, pois faz parte de quatro formas de ganhar. - Abstração: podemos ignorar as cores e os símbolos usados no jogo e focar apenas nas posições ocupadas e vazias do tabuleiro. - Algoritmo: podemos criar uma estratégia para jogar o jogo da velha, por exemplo: - Se o centro estiver vazio, ocupe-o. - Se você tiver duas células ocupadas em uma linha, coluna ou diagonal e a terceira estiver vazia, ocupe-a para ganhar. - Se o seu adversário tiver duas células ocupadas em uma linha, coluna ou diagonal e a terceira estiver vazia, ocupe-a para bloqueá-lo. - Se nenhuma das opções anteriores for possível, escolha uma célula vazia aleatoriamente. O pensamento computacional é uma habilidade importante para o século XXI, pois permite resolver problemas de forma criativa, eficiente e colaborativa. Além disso, o pensamento computacional estimula o raciocínio lógico, a criatividade e a curiosidade. Por isso, é recomendável que todos aprendam os conceitos básicos do pensamento computacional e pratiquem essa forma de pensar em diferentes situações do cotidiano.

    Compartilhe
    Comentários (0)