Introdução ao Framework Flutter
Introdução ao Flutter
Flutter é um kit de desenvolvimento de interface de usuário, de código aberto, criado pela empresa Google em 2015, baseado na linguagem de programação Dart, que possibilita a criação de aplicativos compilados nativamente, para Android, IOS, Windows, Mac, Linux, Fuchsia e Web.
História
O projeto foi inicialmente chamado de “Sky” com o objetivo de melhorar e facilitar o desenvolvimento de interfaces para dispositivos móveis. Em 2015 foi apresentado no Dart Developer Summit, evento oficial da linguagem Dart, onde a mesma foi executada pela primeira vez em um aparelho Android e apresentado como Flutter.
Nesse mesmo evento, em 2016, a ferramenta foi definida como “Uma melhor maneira de desenvolvimento mobile”, visto a sua tremenda facilidade de implementação e design fácil de montar e interligar (veremos mais sobre navegação e como isso se aplica em um outro artigo).
A estreia do Flutter em um grande evento ocorreu em 2017, onde aconteceu a interação com o FireBase e com acesso à câmera. Já no ano seguinte houveram várias outras implementações e palestras, como Gerenciamento de estado, uso do Material Design e outra aplicação com acesso ao FireBase.
Arquitetura do Framework
- Linguagem de programação Dart
- Flutter Engine
- Biblioteca Foundation
- Design-specific Widgets com implementações prontas para Android (Google Material) e IOS (Cupertino)
Vantagens
- Alta produtividade
- Alta performance
- Desenvolvimento rápido
- Simplicidade
- Compatibilidade
Por que utilizar o Flutter?
- É baseado em três pilares: Desenvolvimento rápido, Interfaces super bonitas e Performance nativa
- Criado e mantido pelo Google;
- Mais de 170 widgets (componentes que veremos mais tarde) prontos para serem utilizados;
- Principais plugins para acesso à recursos nativos do celular (bateria, câmera, conectividade, webview, etc ) também são mantidos pelo Google;
- Seu código Dart é executado diretamente pelo aparelho (em um botão, Flutter não utiliza o componente já existente de cada plataforma);
- Flutter desenha todos os pixels na tela, tornando o aplicativo altamente customizável;
- Alta performance: Aplicativos rodam em 60 frames por segundo (ou em até 120, caso o aparelho suporte);
- Alta produtividade. Alterações no código refletidas no celular ou emulador em até 0,5s. Caso precise reiniciar por completo o app, isto é feito em menos de dois segundos;
Para saber mais sobre o Flutter, veja no notion: