Introdução à Programação Orientada a Objetos
- #Java
A POO é baseada em alguns princípios fundamentais:
- Objetos: São instâncias de classes e representam entidades do mundo real. Cada objeto possui atributos (variáveis) e métodos (funções).
- Classes: São modelos para criar objetos. Uma classe define os atributos e métodos que seus objetos terão.
- Encapsulamento: É o conceito de ocultar os detalhes internos de uma classe e expor apenas a interface necessária. Isso melhora a modularidade e a segurança.
- Herança: Permite que uma classe herde atributos e métodos de outra classe. A herança promove a reutilização de código.
- Polimorfismo: Permite que objetos de diferentes classes sejam tratados de maneira uniforme. Isso é alcançado por meio de interfaces e classes abstratas.
Exemplo de Classe em Java
Aqui está um exemplo simples de uma classe em Java:
public class Pessoa {
// Atributos
private String nome;
private int idade;
// Construtor
public Pessoa(String nome, int idade) {
this.nome = nome;
this.idade = idade;
}
// Método
public void saudacao() {
System.out.println("Olá, meu nome é " + nome + " e tenho " + idade + " anos.");
}
// Método principal
public static void main(String[] args) {
Pessoa pessoa1 = new Pessoa("Alice", 30);
pessoa1.saudacao();
}
}
Neste exemplo:
Pessoa
é uma classe com dois atributos:nome
eidade
.- O construtor
Pessoa
inicializa esses atributos. - O método
saudacao()
exibe uma saudação com base nos valores dos atributos.
Benefícios da POO em Java
- Reutilização de código: Classes e herança permitem reutilizar código existente.
- Manutenção mais fácil: A modularidade facilita a manutenção e a correção de bugs.
- Abstração: A POO permite modelar sistemas complexos de maneira mais clara e abstrata.
Em resumo, a POO em Java é uma abordagem poderosa para desenvolver software escalável e bem estruturado.