Introdução a lógica de programação com Java
- #Lógica de Programação
- #Java
Olá pessoal, tudo bem com vocês???
Neste primeiro artigo que venho a desenvolver aqui na plataforma DIO, irei explicar de forma mais simples sobre lógica de programação com a linguagem de programação Java.
Mas, primeiramente, o que é lógica de programação???
Para responder a essa pergunta, irei explicar um pouco o significado de algoritmos. Mas o que são os algoritmos?
Algoritmo é um conjunto de instruções definidas pelo programador ao executar uma sequência de passos para desenvolver uma aplicação de pequeno a grande porte.
Lógica de programação é um dos assuntos da Ciência da Computação na qual se inicia por meio dos conceitos básicos de alguns comandos, como declarar uma variável em uma linguagem específica, as estruturas condicionais if/else, switch case, um simples print para aparecer uma mensagem na tela, dentre outros. Neste artigo irei focar mais na parte de estruturas de condição, switch case e imprimir uma mensagem na tela.
Exemplo de estrutura condicional em Java usando if/else:
if(media >= 6){
System.out.println("Parabéns, você foi aprovado!!!");
} else {
System.out.println("Você foi reprovado!!!");
}
Note que no código acima aparece uma estrutura de condição mostrando caso o (a) aluno (a) passe ou não de ano na escola. Se a nota for maior ou igual a 6, o estudante foi aprovado, caso contrário, estará reprovado.
Exemplo de um menu de opções usando o comando switch case em Java:
switch(opcaoEscolha){
case "1":
System.out.println("Manhã");
case "2":
System.out.println("Tarde");
case "3":
System.out.println("Noite");
default:
System.out.println("Opção inválida, tente novamente!!!");
}
Note que no código acima temos o comando switch case, muito utilizada para desenvolver menus de opções. Nas opções 1, 2 e 3, respectivamente, percebe-se que, assim que o usuário clicar em uma das 3 opções, aparecerá uma mensagem correspondente a cada turno, ou seja, Manhã, Tarde e Noite. No entanto, caso o usuário clique em uma opção que não existe, aparecerá na tela do programa que a opção escolhida é inválida.
Exemplo de imprimir uma mensagem na tela em Java:
String nomeUsuario = System.out.println("Digite seu nome completo: ");
System.out.println("Olá, " + nomeUsuario + ", seja bem-vindo(a) !!!");
A última parte da explicação é uma pequena demonstração prática sobre como imprimir uma simples mensagem na tela depois que armazenar o nome da pessoa na variável nomeUsuario. Na primeira linha do código, nota-se que o tipo primitivo sempre fica antes do nome da variável declarada pelo desenvolvedor, ou seja, o tipo primitivo associada a variável nomeUsuario é do tipo String (caractere). Em seguida, aparecerá no programa uma mensagem para o usuário final digitar seu nome completo. Assim que for digitado a informação pedida e pressionar a tecla Enter, os dados fornecidos pelo usuário automaticamente ficarão armazenados na variável nomeUsuario, para poder aparecer em seguida na próxima mensagem a seguir, dando boas-vindas.
Enfim, esse foi o meu primeiro artigo desenvolvido por mim aqui na plataforma DIO. Espero que tenham gostado do conteúdo!!!
Até mais!!!