image

Acesse bootcamps ilimitados e +650 cursos

50
%OFF
Article image

HM

Henry Moreira09/07/2024 23:07
Compartilhe

Introdução à Linguagem de Programação Go

    image

    Para começar a programar em Go, é necessário instalar a linguagem em seu sistema. O processo é simples e está bem documentado no site oficial da linguagem. Primeiro, faça o download do instalador adequado ao seu sistema operacional a partir de golang.org. Após o download, siga as instruções de instalação. Verifique se a instalação foi bem-sucedida abrindo um terminal e digitando go version, que deve retornar a versão instalada.

    $ go version
    go version go1.16.3 linux/amd64
    
    

    image

    Um programa em Go é composto por pacotes. O pacote principal é main, e o ponto de entrada do programa é a função main. Para executar um programa, salve o código em um arquivo com extensão .go e use o comando go run.

    package main
    
    import "fmt"
    
    func main() {
      fmt.Println("Hello, World!")
    }
    
    

    Salve o código acima em um arquivo chamado hello.go e execute no terminal:

    $ go run hello.go
    Hello, World!
    

    image

    Em Go, variáveis podem ser declaradas de várias maneiras. Dentro de uma função, usamos := para declarar e inicializar uma variável. Fora das funções, usamos a palavra-chave var. Funções podem ser declaradas com a palavra-chave func e podem ter escopo local ou global.

    package main
    
    import "fmt"
    
    var globalVar = "I am global"
    
    func main() {
      localVar := "I am local"
      fmt.Println(globalVar)
      fmt.Println(localVar)
    }
    
    

    image

    Go suporta vários tipos de dados, incluindo tipos primitivos como intfloat64string e compostos como arrays. Arrays têm tamanho fixo e todos os elementos devem ser do mesmo tipo. Para criar um array, usamos a sintaxe var arrayName [size]Type.

    package main
    
    import "fmt"
    
    func main() {
      var numbers [3]int = [3]int{1, 2, 3}
      var message string = "Hello, Go!"
      fmt.Println(numbers)
      fmt.Println(message)
    }
    
    

    image

    Go possui estruturas de controle tradicionais, como iffor e switch. O if é usado para condições, for para laços e switch para múltiplas condições.[

    package main
    
    import "fmt"
    
    func main() {
      x := 10
      if x > 5 {
          fmt.Println("x is greater than 5")
      }
    
      for i := 0; i < 3; i++ {
          fmt.Println(i)
      }
    
      switch x {
      case 10:
          fmt.Println("x is 10")
      default:
          fmt.Println("x is not 10")
      }
    }
    
    

    image

    Criar e escrever em arquivos é simples em Go. Usamos os pacotes os e io/ioutil. A função os.Create cria ou abre um arquivo, e ioutil.WriteFile escreve no arquivo.

    package main
    
    import (
    "os"
    "log"
    "io/ioutil"
    )
    
    func main() {
    // Cria um arquivo ou abre se já existir
    file, err := os.Create("example.txt")
    if err != nil {
      log.Fatal(err)
    }
    defer file.Close()
    
    // Dados a serem escritos no arquivo
    content := []byte("Hello, file!")
    
    // Escreve dados no arquivo
    err = ioutil.WriteFile("example.txt", content, 0644)
    if err != nil {
      log.Fatal(err)
    }
    }
    

    image

    Go é uma linguagem poderosa e eficiente, ideal para construir software escalável. Com sua sintaxe simples e desempenho robusto, é uma ótima escolha para iniciantes e desenvolvedores experientes. Experimentar com os conceitos básicos apresentados aqui é o primeiro passo para dominar essa linguagem promissora.

    package main
    
    import "fmt"
    
    func main() {
      fmt.Println("Continue aprendendo Go e explore suas vastas capacidades!")
    }
    
    Compartilhe
    Comentários (0)