|Iniciantes| - Como acertar os desafios de código
Olá, iniciante em programação. Este é um breve artigo para te ajudar a acertar os desafios de código. Na verdade, o principal objetivo diminuir as chances de falhar nos desafios de código por erros que não são de lógica computacional.
Se você nunca programou nada, provavelmente seu contato com a programação vem da sua interação direta com aplicativos, sites e outros softwares. Acontece que, muitas vezes, no começo da programação, queremos simular a experiência do usuário e transpor isso para os nossos códigos. Não é um problema, mas convido vocês a buscarem códigos mais simples, que não simulem necessariamente toda a experiência do usuário.
Isso posto, vou trazer um exemplo prático de desafio de código que pode ser reescrito. O objetivo aqui é que você aprenda a lógica de programação e não perca tempo escrevendo coisas que provavelmente gerarão erros, ainda que estejam corretos. Não considere esse o códio perfeito ou à prova de críticas, mas como algumas dicas que podem evitar a triste mensagem "0/4 Testes abertos tiveram sucesso".
Não simule toda experiência do usuário
O código abaixo mostra códigos similares, sendo que um deles há o destaque em uma interação com o usuário. Isso não quebra o código, mas na entrega de desafios resulta em um erro. Não porque a sua lógica está errada, mas porque você adicionou uma linha de código desnecessária para o desafio.
Lembre-se das quebras de linhas
É interessante que você também lembre de colocar quebras de linhas no seu programa. Repito que o código funciona das duas formas, mas já tive problemas com isso, então não custa nada colocar e evitar mensagens de erro.
Aprenda / revise marcadores posicionais.
Marcadores posicionais são usados para formatar variáveis em algumas linguagens. Se você está estudano linguagens como C, C++, Java, marcadores posicionais vão facilitar a escrita dos códigos. Abaixo alguns marcadores posicionais.
No código abaixo, usei o marcador posicional %f para indicar a posição da variável saldo que estará lá. `%.1f` indica que minha variável terá 1 casa decimal. Lembrando que em java, o uso de marcadores posicionais vai exigir `System.out.printf()`, ao invés do `System.out.println()`.
Considerações finais
Para evitar falhas desnecessárias, simplifique seus códigos, evitando simular toda a experiência do usuário, e preste atenção nas quebras de linhas. Revise o uso de marcadores posicionais para formatar variáveis corretamente em linguagens como C, C++ e Java.