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Antonio Santos
Antonio Santos07/01/2024 12:44
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Herança no JavaScript: Compreendendo o Protótipo e a Cadeia de Protótipos

    Herança é um conceito fundamental em muitas linguagens de programação, incluindo JavaScript. No entanto, em JavaScript, a herança é baseada em protótipos, o que pode ser diferente de outras linguagens orientadas a objetos. Vamos explorar o conceito de herança em JavaScript, entender como funciona o sistema de protótipos e como criar hierarquias de objetos.

    Protótipo em JavaScript

    Em JavaScript, cada objeto tem uma propriedade interna chamada [[Prototype]] (também acessível por __proto__). Essa propriedade é uma referência a outro objeto, chamado de "protótipo". Quando você acessa uma propriedade de um objeto, o motor do JavaScript procura essa propriedade no próprio objeto. Se não encontrar, ele busca no protótipo e continua subindo na cadeia de protótipos até encontrar ou atingir o topo, onde o protótipo é null.

    Vamos criar um exemplo simples para entender isso:

    // Objeto pai (protótipo)
    const animal = {
    barulho: 'Faz algum som',
    fazerBarulho() {
      console.log(this.barulho);
    }
    };
    
    // Objeto filho
    const cachorro = {
    raca: 'Labrador'
    };
    
    // Estabelecendo a relação de protótipo
    cachorro.__proto__ = animal;
    
    // Acessando propriedades
    console.log(cachorro.raca); // Labrador
    cachorro.fazerBarulho(); // Faz algum som
    

    Aqui, cachorro é um objeto que herda do animal. Se não encontrar a propriedade no objeto cachorro, ele a busca no animal.

    Função Construtora e new

    Além de estabelecer a relação de protótipo manualmente, podemos usar funções construtoras e a palavra-chave new para criar objetos com protótipos.

    // Função construtora
    function Animal(barulho) {
    this.barulho = barulho;
    }
    
    // Adicionando método ao protótipo
    Animal.prototype.fazerBarulho = function () {
    console.log(this.barulho);
    };
    
    // Criando um objeto
    const gato = new Animal('Miau');
    
    // Acessando propriedades
    console.log(gato.barulho); // Miau
    gato.fazerBarulho(); // Miau
    

    Ao usar new Animal('Miau'), criamos um novo objeto gato com o protótipo Animal.

    Herança com Classes (ES6+)

    Com o advento do ECMAScript 2015 (ES6), foram introduzidas classes em JavaScript, simplificando a criação de objetos e herança.

    // Classe pai
    class Animal {
    constructor(barulho) {
      this.barulho = barulho;
    }
    
    
    fazerBarulho() {
      console.log(this.barulho);
    }
    }
    
    
    // Classe filha
    class Gato extends Animal {
    constructor(raca) {
      super('Miau'); // Chamando o construtor da classe pai
      this.raca = raca;
    }
    }
    
    
    // Criando um objeto
    const meuGato = new Gato('Persa');
    
    
    // Acessando propriedades
    console.log(meuGato.barulho); // Miau
    meuGato.fazerBarulho(); // Miau
    console.log(meuGato.raca); // Persa
    
    
    

    Neste exemplo, Gato estende (extends) Animal, herdando suas propriedades e métodos. A palavra-chave super é usada para chamar o construtor da classe pai.

    Conclusão

    Em JavaScript, a herança é alcançada por meio de protótipos. Seja por estabelecer manualmente a cadeia de protótipos ou usando classes, entender o sistema de protótipos é crucial. Essa abordagem flexível permite a criação de hierarquias de objetos de maneira poderosa e eficiente.

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