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Victor Paula
Victor Paula21/03/2023 22:51
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Fundamentos POO - BOOTCAMP INTER

  • #Programação para Internet
  • #Boas práticas
  • #Java

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Programação Orientada a Objetos(POO), um dos paradigmas da programação mais populares nos dias atuais, se não, o mais popular. A principal função da programação orientada a objetos e fornecer de forma organizada a resolução de problemas complexos através da criação e instância de classes, os famosos objetos.

Enquanto eu estava fazendo o bootcamp INTER Backend, me deparei com a introdução a POO. Eu já havia estudado de forma rasa o conteúdo, porém nunca me aprofundei tanto quanto neste curso. Por esse motivo, vim compartilhar um pouco do que aprendi. A intenção é fazer em partes, começando pela estrutura, já que o conteúdo é extenso.

Fundamentos:

1. Abstração

O que seria a Abstração afinal?

Abstração nada mais é do que a habilidade do programador de isolar as caracteristicas mais importante das entidades.

Fazendo assim com que a classe represente apenas as partes essenciais do objeto que ela modela. Facilitando o reuso.

imagine que você está criando um programa para uma loja de roupas. Em vez de criar uma classe para cada tipo de roupa (calça, camisa, sapato, etc.), você pode criar uma classe chamada "Produto" que contenha as propriedades comuns a todos os tipos de roupa (como nome, preço e tamanho). Dessa forma, você está abstraindo as características mais importantes das entidades e criando uma classe mais genérica e reutilizável.

2. Reuso

Talvez essa seja a parte que mais beneficie a POO e que faça ser um dos melhores práticas de programação, a maior possíbilidade de reuso. Tornando possível criar novos códigos a partir de códigos já existentes.

usando o exemplo da loja de roupas, suponha que você precise criar um programa para uma loja de calçados. Em vez de começar do zero, você pode reutilizar a classe "Produto" criada anteriormente e criar uma nova classe chamada "Calçado" que herde as propriedades da classe "Produto" e adicione outras específicas para esse tipo de produto (como material, cor e estilo). Dessa forma, você está aproveitando o código já existente e economizando tempo e esforço.

3. Encapsulamento

Encapsulamento ou Modificadores de acesso, à principal função do encapsulamento é esconder a complexidade do código e proteger dados. Isso torna o código mais seguro por tornar claro o que pode ser utilizado em outras classes, em outros pacotes. Ou até mesmo ser utilizado apenas na própria classe criada.

suponha que você tenha uma classe chamada "Banco" que contém informações confidenciais dos clientes, como número de conta e senha. Para proteger esses dados, você pode definir as propriedades como privadas e criar métodos públicos para acessá-las. Dessa forma, somente a classe "Banco" tem acesso direto às informações confidenciais, e outras classes precisam acessá-las por meio dos métodos públicos. Isso torna o código mais seguro e ajuda a evitar erros de acesso aos dados por outras classes ou pacotes.

Conclusão

A Programação Orientada a Objetos é um paradigma de programação amplamente utilizado e altamente recomendado em muitas linguagens. No entanto, algumas linguagens podem não suportar totalmente esse paradigma. É importante verificar se a linguagem de programação utilizada no dia a dia suporta a Programação Orientada a Objetos e explorar as diferentes formas de implementá-la.

Além disso, é sempre importante estar atualizado e buscar conhecimento em novas linguagens de programação para entender as diferenças e identificar qual delas é mais adequada para o estilo de programação de cada pessoa. Essa busca pelo conhecimento permite ampliar a visão sobre as diversas possibilidades e formas de programação, além de facilitar a adaptação a novas tecnologias e demandas do mercado.

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