Funções em C# - Switch Case
- #C#
A vida é repleta de decisões a serem tomadas, diferentes caminhos que podemos seguir e possibilidades, nesse arquivo, você aprenderá um pouco mais sobre uma função em C# capaz de criar diversas funcionalidades para seu código, o tornando mais dinâmico e apropriado para certos projetos. Estamos falando sobre a função Switch Case, curioso para aprender mais? Continue no artigo que eu explicarei em detalhes como você poderá utilizá-la!
A função Switch Case é extremamente versátil, podendo ser encontrada em diversas outras linguagens, tais quais Phyton, C++, JavasScript, PHP, entre muitas outras, no momento focaremos na linguagem C#.
Ela é de certa forma semelhante ao For, If/Else, pois se trata de uma Estrutura de Condição, ou seja, uma estrutura que recebe uma informação, analisa ela e por fim fornece um resultado de acordo com a informação recebida. O que difere a função Switch Case das demais é sua estrutura e o fato de ter diversas opções, ou "casos", sem precisar usar condições dentro de condições.
Podemos simplificar o conceito de estrutura de condição, pensando em uma situação cotidiana, onde por exemplo temos uma máquina de vendas, cada item numerado de 1 a 5 e precisamos de um algoritmo que:
1- Receba o número digitado pelo usuário;
2- Processe essa informação, tomando uma decisão;
3- Por fim, entregue ao usuário o item que foi selecionado.
Porém, concordemos que precisaremos fazer uma estrutura muito grande e talvez confusa de condições, nosso código pode ficar pesado, desorganizado e lento, para evitar isso, podemos simplificar a tomada de decisão utilizando o Switch Case.
Estrutura Switch Case
Primeiramente vamos entender como estruturar a função.
O "Switch" precisa apresentar uma expressão dentro do parentesis, a mesma será comparada com o valor de cada bloco "Case" (caso) apresentado dentro do Switch, se o valor apresentado no Switch for o mesmo de um Case, então o código que estiver contido nesse Case será o código rodado sendo assim, esta será sua estrutura base:
Provavelmente você deve ter percebido a presença das palavras chaves "Break" e "Default", elas também fazem parte da estrutura básica do Switch Case.
O "Break" serve para "quebrar" o bloco de código, o que significa que, quando o código for rodado e aparecer o break, significa que o programa vai parar de rodar o bloco Switch, sinalizando o fim do processo de comparação de casos.
Já o "Default" é uma palavra chave opcional, usada para caso o valor recebido não seja compatível com nenhuma opção disponível, ele serve principalmente para dar um fim ao código, para que ele não fique rodando sem nenhum resultado, geralmente, coloca-se no código do Default uma mensagem de aviso para alertar o usuário que a opção escolhida não está disponível, ou apenas é usado para continuar para a próxima etapa.
Exemplo:
Para finalizar o artigo, apresentarei o código de resolução do exemplo apresentado no começo:
Primeiro fazemos o padrão para iniciar o sistema.
Logo, apresentamos um texto que ficará visível para o usuário, pedindo para que ele escolha uma opção disponível e apresentando essas opções.
E por último temos uma variável que poderá receber o nome que desejar, mas para o exemplo, a chamaremos de "snack", nela, armazenaremos o conteúdo que será digitado pelo usuário.
Mais abaixo, temos o Switch, que usa como comparador nossa variável snack, ela será comparada com cada caso abaixo, cada um com o número que corresponde ao item apresentado anteriormente, e caso nenhum número disponível seja selecionado, o programa rodará a opção Default que apresentará na tela uma mensagem de item não encontrado.
Output quando o número 3 é selecionado.
Output quando uma opção inexistente é selecionada.
Código completo