Ferramentas para UX
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Olá, Meu Nome é Élito Lenon Prates
Quando falamos em design de UX pode se considerar como um caminho crítico para o sucesso de um site ou aplicativo móvel.
Só em pensar em criar e testar protótipos antes do lançamento é algo que causa muito medo em muitos iniciantes, além de ser a parte mais importante desse processo, porem hoje em dia temos várias ferramentas que estão disponíveis para fazer isso, além de estar crescendo em um ritmo rápido.
Com tantas ferramentas diferentes por aí, como se escolhe qual usar? Escolher a ferramenta certa para seu projeto em UX pode significar o muito quando se trata de eficiência.
- O que você está procurando fazer com seus protótipos?
- - Impactar, uma ótima Qualidade, algo mais fiel ao seu projeto!
- Com que frequência sua equipe é colaborativa
- - Isso provavelmente depende do tamanho da equipe?
- Você é um novato em UX, ou um designer experiente?
- - Não sabe qual ferramenta usar?
- Quanto dinheiro você está disposto a gastar com suas ferramentas?
- - Prefere algo gratuito, algo mais profissional.
O que vou listar aqui não é “apenas 3 ferramentas qualquer” mas é as três ferramentas de prototipagem, que são as favoritas entre as equipes de design UX. Além das ferramentas estou deixando os vídeos para que possam conhecer um pouco mais sobre as ferramentas...
Vamos La - >
Origami
Origami é uma ferramenta de prototipagem cuja propriedade é do Facebook e usada para criar mock-ups de várias aplicações como Instagram, Messenger e Paper. Embora seja usado principalmente para aplicativos iOS graças à sua integração com o Apple Quartz Composer, o Origami também é compatível com o desenvolvimento de protótipos interativos no Android.
Esta ferramenta de prototipação oferece alguns recursos muito úteis para a criação de protótipos interativos, incluindo plugins para o Sketch e Photoshop, bem como uma extensa biblioteca completa com fóruns, tutoriais em vídeo e guias. Ele tem um recurso para exportar o projeto em código que permite converter seu design visual em exemplos de código escritos para iOS, Android ou para páginas web.
Justinmind
Justinmind é uma ferramenta de prototipagem para sites, aplicativos de software e aplicativos móveis que podem trabalhar com Windows e Mac, ou com iOS e Android. Existe uma versão gratuita com a qual você pode trabalhar muito bem, embora o preço da versão Pro não seja muito alto.
O aplicativo é bastante simples de usar e é dividido em duas partes principais, painéis dinâmicos e eventos. Painéis dinâmicos permitem que você coloque vários elementos na mesma área, desta forma podemos simular botões, mudanças de tabulação ou outros conteúdos que mudam dinamicamente. Os eventos permitem indicar ações sobre os elementos que temos em nosso design.
https://www.youtube.com/watch?v=EbbkTNlcltY
UXPin
O UXPin é um conjunto de ferramentas que visa melhorar a experiência do usuário ao máximo. Criado por designers UX, permite a criação rápida e fácil de protótipos de forma ágil.
As principais vantagens de usar o UXPin são: poder colaborar e se comunicar com a equipe durante todo o processo de design em tempo real, integrar versões de documentos de nossos arquivos, demonstrar o processo de design aos clientes e coletar sugestões e comentários.
https://www.youtube.com/watch?v=SQFGbPCjMN8
Espero que possa ter ajudado a galera dev de alguma Forma e gostem do conteúdo !
Se alguém souber outras ferramentas, comentem ai para ajudar mais devs...
Dica do nosso Amigo"Wellington Rezende"
("É legal acrescentar que quando falamos de UX, temos de evidenciar para quem estamos desenvolvendo, o xtensio é uma ótima ferramenta para geração de personas.")
Xtensio
Cada decisão que você toma, desde os recursos do produto até o tom de seus slogans, precisa responder a seus clientes. As personas do usuário (ou personas do comprador) representam pessoas reais, vivas e vivas que se envolverão com seu produto.
Com nosso modelo de persona de usuário, você pode:
1 - Criar personas de usuário visualmente atraentes que alinhem todos em sua empresa sobre quem é seu cliente ideal: seu comportamento, necessidades, interesses e motivadores.
2 - Identifique mensagens focadas e propostas de valor que atendam às necessidades do seu cliente-alvo.
3 - Defina uma tomada de decisão mais clara para garantir que todas as decisões de negócios, design e marketing ressoem com os consumidores-alvo.
https://www.youtube.com/watch?v=u44pBnAn7cM