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Filipe Terto
Filipe Terto18/04/2024 12:47
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Explorando as Tecnologias de Jogador N°1: Rumo a um futuro Próximo

  • #Data
  • #Realidade Virtual (RV)

Você já se imaginou...

...em um mundo onde você é um cavaleiro que está lutando contra um dragão em um mundo medieval, só que você está de fato na pele desse cavaleiro? Ou apostar uma corrida estilo Mad Max, só que você sente toda a ambientalização do mundo na sua pele? Ou pular de paraquedas e sentir a brisa do vento no seu corpo todo? Tudo isso sem sair da sua casa, usando equipamentos de Realidade Virtual?

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Isso é o que a obra "Jogador Nº1" mostra pra gente.

O enredo da obra é a seguinte: 

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Em 2045, Wade Watts, assim como o resto da humanidade, prefere a realidade virtual do jogo OASIS ao mundo real. 

James Halliday, o excêntrico criador do jogo, morre e deixa sua fortuna inestimável para a primeira pessoa que descobrir a chave de um quebra-cabeça diabólico que ele arquitetou. 

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Esta obra é composta por dois livros e um filme, e um segundo filme sendo produzido. 

A obra em si retrata a Realidade Virtual em um mundo distópico onde muitos estão à mercê do jogo virtual porque lá é muito melhor do que a realidade onde vivem. Os livros abordam muitas críticas envolvendo desigualdade social, pobreza, aquecimento global, entre muitos outros conflitos.

Neste artigo específico, falarei sobre as tecnologias presentes na obra que podem muito bem fazer parte da nossa realidade em um futuro próximo. Segue o fio

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METAVERSO 👾

O metaverso é uma rede de mundos virtuais utilizada para que as pessoas interajam umas com as outras. Esse espaço digital utiliza diversos meios tecnológicos, como redes sociais, jogos online, realidade aumentada e criptomoedas.

No metaverso, os usuários podem se conectar por meio de avatares ou criando outros personagens.

Assim como na obra, o Metaverso possibilita que milhares de pessoas interajam umas com as outras através de avatares e ambientes virtuais.

TRAJES HÁPTICOS 🐱‍🏍

Uma das formas pelas quais o filme mostra o toque através da realidade virtual é por meio de trajes hápticos sensíveis ao calor, que exercem uma espécie de pressão no corpo real do jogador quando tocados por algum objeto ou outra pessoa dentro do jogo.

Muitas empresas têm trabalhado há algum tempo em tecnologia háptica ou em outros tipos de tecnologia vestível que permitem sentir e tocar objetos virtuais. Um exemplo é o Teslasuit. Funcionando como um computador vestível e um controlador de corpo inteiro, o Teslasuit é sem fio e composto por acessórios portáteis chamados de módulos.

ESTEIRAS OMNIDIRECIONAIS 🏃‍♀️

No filme, são apresentadas diversas maneiras pelas quais os jogadores conseguem andar e correr pelo mundo virtual, enquanto permanecem no mundo real. Uma delas é a esteira omnidirecional, controlada pelos pés do jogador, que permite a locomoção em 360 graus e a qualquer velocidade.

Uma das esteiras mais populares atualmente, que possibilita a locomoção em ambientes virtuais, é a esteira gamer criada pela Virtuix, chamada Omni. Com ela, o jogador pode se mover dentro do jogo em todas as direções utilizando seu próprio corpo.

ODOR DIGITAL 👃

No livro, o protagonista descreve um equipamento eletrônico capaz de gerar milhares de odores diferentes de acordo com o ambiente específico. Por exemplo, quando um jogador visita uma praia em um ambiente virtual, ele pode sentir o cheiro da brisa do mar através dessa tecnologia de odor.

Atualmente, o mais próximo disso que vemos são dispositivos que exploram o conceito de 'Cheiro Digital'. Através de uma tela sensível ao toque, o usuário pode experimentar diferentes fragrâncias e obter uma experiência olfativa única. Essa liberação é completamente a seco, não causando nenhum dano ou desconforto ao sistema respiratório.

MOEDAS VIRTUAIS 💲

No filme, o dinheiro real acabou sendo substituído por moedas virtuais que podem ser usadas tanto na vida real quanto na virtual. Para obtê-las, os jogadores precisam concluir missões ou lutar contra outros jogadores; no entanto, quando derrotados ou mortos dentro do OASIS, podem perdê-las.

Isso se assemelha muito ao conceito de criptomoeda. As criptomoedas são essencialmente moedas virtuais usadas para realizar pagamentos em transações comerciais. Em outras palavras, elas têm a mesma função de comprar mercadorias e serviços que as moedas tradicionais, como o Real e o Dólar.

INTERFACE NEURAL 🤖

No segundo livro, Wade descobre um novo dispositivo de ultrarrealidade chamado de Interface Neural OASIS. Essa nova tecnologia permite ao usuário utilizar todos os cinco sentidos dentro da realidade virtual. Por exemplo, ao comer uma fruta, o usuário irá sentir o seu gosto e textura em um nível que nenhum outro simulador jamais conseguiu proporcionar.

Além disso, todos os movimentos são coordenados através de pensamentos, como se a consciência do usuário fosse implantada diretamente dentro daquele ambiente. Atualmente, a Interface Neural é utilizada principalmente na área da medicina.

BACKUP CEREBRAL 🧠

E para finalizar nosso último tópico, trago a vocês o 'Backup Cerebral'. No segundo livro, o criador do OASIS, antes de morrer, criou um avatar seu no jogo chamado de Anorak. Após sua morte, Anorak começou a agir como uma IA muito avançada, com consciência própria, atuando como mediador da competição da caça ao Egg.

No entanto, no segundo livro, descobrimos que Anorak na verdade é uma IA com todos os dados da mente do criador que morreu. A obra traz toda uma filosofia tratando temas como clonagem e imortalidade através do Backup Cerebral.

De acordo com um artigo da UOL, o neurocientista Ken Hayworth afirma: "Vai levar pelo menos 50 anos antes do upload da primeira mente humana e 100 anos até que se torne rotina". Disse ele ao blog Mindful.

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Como vimos no artigo, muitas dessas tecnologias que parecem ficção estão sendo desenvolvidas hoje para um futuro não muito distante.

São diversas as possibilidades, mas é claro que devemos sempre considerar as consequências, sejam elas positivas ou negativas. Precisamos pensar em como certas tecnologias podem nos ajudar, mas também como podem nos prejudicar de alguma forma.

Isso são aspectos que a obra retrata muito bem, deixando o leitor com o peso na consciência, mas sem impedir que façamos a coisa certa.

E você? O que achou deste artigo? Se essas tecnologias fossem disponibilizadas hoje, em qual tipo de mundo você entraria primeiro? Eu, como um grande fã de animes, teria a experiência de ser um ninja no mundo de Naruto 🐱‍👤🍜🍥 ou um pirata com poderes no mundo de One Piece 🏴‍☠️👒.

São realmente diversas as possibilidades 🤩🤩.

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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2019/11/29/backup-cerebral-pesquisadores-tentam-criar-replica-da-consciencia-na-nuvem.htm

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Comentários (3)
Gabrielle Silva
Gabrielle Silva - 18/04/2024 16:57

Que artigo incrível, parabéns! Muito bom perceber que coisas que vemos no filme e achamos tão surreais, na verdade já estão por aí, só vemos de formas diferentes.

Obrigada!

Iasmin Santiago
Iasmin Santiago - 18/04/2024 16:40

Ótima ideia trazer o filme num artigo sobre AI e realidade virtual! Parabéns pelo conteúdo!

LO

Loiane Oliveira - 18/04/2024 13:33

Que legal, já assiste esse filme e fiquei fascinada, não sabia que existia os livros irei procurar para ler. Artigo muito bom! Parabéns.