image

Acesse bootcamps ilimitados e +650 cursos

50
%OFF
Article image
Fernando Araujo
Fernando Araujo18/01/2024 13:38
Compartilhe

<Direto ao Ponto 00> Índice dos artigos já publicados

  • #Informática Básica

 Olá, dev!

           

Desde o dia 18/01/2024, eu estou publicando, aqui na DIO, semanalmente, uma série de artigos enfocando assuntos básicos sobre a área de programação.

 

Esta série já estava sendo publicada desde 02/01/2024, mas eu decidi RECOMEÇÁ-LA, porque os artigos estavam ficando muito longos e me tomando muito tempo.

 

Este artigo é um índice dos artigos já publicados, para esta NOVA série facilitando o acesso aos artigos mais antigos, já que a tendência é que os artigos mais antigos se percam no final do feed de artigos.

 

Os artigos publicados anteriormente podem ser acessados em um índice adicional, logo após o índice da NOVA série.

 

Este artigo será atualizado após a publicação de cada artigo da NOVA série, com a adição de um link para ele.

image

  

 Artigos já publicados na NOVA série

68 - Eu fui PREMIADO no DIO Awards 2024. Agradeço a todos!!! (artigo geral)

67 - DIO Awards 2024 - categoria “Best Tech Article”. Vote em mim, até 16/12 (artigo geral)

66 - Eu fui indicado no DIO Awards 2024 (categoria “Best Tech Article”). Acha que eu mereço seu voto? (artigo geral)

65 - Indicação ao DIO AWARDS 2024 (artigo geral)

64 - Obrigado e até logo! (artigo geral)

63 - A evolução dos microprocessadores (artigo de história)

62 - O microprocessador (artigo técnico)

61 - Estrutura interna dos computadores (artigo técnico)

60 - Codificando um algoritmo em várias linguagens (artigo técnico)

59 - Algoritmos de busca (artigo técnico)

58 - Algoritmos de Ordenação (artigo técnico)

57 – Complexidade de algoritmos (artigo técnico)

56 - HTML 1.0 (artigo de história)

55 - A Linguagem SQL (artigo técnico)

54 - Os Bancos de Dados (artigo técnico)

53 - Estruturas de Dados - Grafos (artigo técnico)

52 - Estruturas de Dados - Árvores (artigo técnico)

51 - Estruturas de Dados - Pilhas (artigo técnico)

50 - As filas (artigo técnico)

49 - As listas (artigo técnico)

48 - As matrizes (artigo técnico)

47 - Cadeias de caracteres (Strings) (artigo técnico)

46 - Os vetores (artigo técnico)

45 - As estruturas de dados (artigo técnico)

44 - As funções e os procedimentos (artigo técnico)

43 - Os comandos de repetição (artigo técnico)

42 - Os comandos de seleção (artigo técnico)

41 - Os tipos de dados primitivos (artigo técnico)

40 - A estrutura de um programa (artigo técnico)

39 - Criando um código executável (artigo técnico)

38 - Teste de Mesa manual (artigo técnico)

37 - Como resolver problemas com o computador (artigo técnico)

36 – A linguagem Scratch (artigo técnico)

35 – Visualizando os algoritmos (artigo técnico)

34 - Os algoritmos e a Lógica de Programação (artigo técnico)

33 - Relação entre as variáveis e a memória (artigo técnico)

32 - Memórias de computadores (artigo técnico)

31 - Circuitos Digitais Sequenciais (artigo técnico)

30 - Componentes eletrônicos analógicos (artigo técnico)

29 - Circuitos digitais combinacionais (artigo técnico)

28 - Visionários da Computação – A Internet e a Web (artigo de história)

27 - Visionários da Computação – A era do software (artigo de história)

26 - Visionários da Computação – O videogame e os PCs (artigo de história)

25 - Visionários da Computação – Do Transistor ao Microprocessador (artigo de história)

24 - Visionários da Computação – As mulheres pioneiras da programação (artigo de história)

23 - Visionários da Computação - Os pais do ENIAC (artigo de história)

22 - Pessoas visionárias para a Computação – Parte 1 (artigo de história)

21 - Inovações relevantes para a Computação - CRONOLOGIA (artigo de história)

20 - Projeto de circuitos digitais – O Somador Completo (artigo técnico)

19 – Operações lógicas em binário (artigo técnico)

18 - Vamos Reaprender as 4 operações? Em binário! (artigo técnico)

17 - Representação de dados em binário (artigo técnico)

16 - A Reserva de mercado da Informática no Brasil (1984-1992) (artigo de história)

15 - Computadores pessoais depois do IBM PC (artigo de história)

14 - Arquiteturas de Computador Alternativas (artigo técnico)

13 - A Arquitetura de von Neumann (artigo técnico)

12 - Por que nós, dinossauros, gostamos de falar do passado (artigo geral)

11 - Os Computadores do Futuro (artigo de história)

10 - Os Supercomputadores (artigo de história)

09 - Os Computadores pessoais e os atuais (artigo de história)

08 - Dos mainframes aos minicomputadores (artigo de história)

07 - Os primeiros computadores da história (artigo de história)

06 - Os antecessores do computador (artigo de história)

05 - Conversão entre bases de numeração (artigo técnico)

04 - Números hexadecimais (artigo técnico)

03 - Números binários (artigo técnico)

02 - O Sistema Decimal (artigo técnico)

01– Série semanal de artigos sobre o básico da programação (Motivação);

 

Artigos publicados anteriormente, na série ANTIGA

 

I - Série semanal de artigos sobre o básico da programação (Motivação);

II - Por que dinossauros gostam de contar histórias sobre o passado? (artigo geral)

III - A história do computador (artigo de história)

IV - A Arquitetura do Computador (artigo técnico)

V - A evolução do computador pessoal (artigo de história)

VI - Sistemas de Numeração (artigo de história)

VII - Mudança de rumo (artigo geral)

 

Compartilhe
Comentários (0)