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Mirela Cazelato
Mirela Cazelato15/09/2023 16:32
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Descomplicando a Programação Orientada a Objetos

  • #POO

O Guia definitivo:

Olá, pessoal! Aqui é a Mirela, uma estudante de engenharia de software tão apaixonada pela programação quanto um gamer por um novo lançamento de jogo. Hoje, vou desvendar os mistérios desse conceito e torná-lo mais fácil do que encontrar seu código-fonte perdido em um projeto.

O Mundo dos Objetos

Imagine que o mundo da programação é como uma gigantesca caixa de Lego, cheia de peças que representam objetos. Cada objeto tem suas características (cor, tamanho, forma) e pode executar ações específicas. Isso é o cerne da programação orientada a objetos (POO). Em POO, você modela seus programas como se estivesse montando um mundo de Lego.

Classes e Objetos

Aqui, entram as classes, que são como moldes para os objetos. Se você quiser criar um objeto do tipo "Carro", por exemplo, precisa de uma classe "Carro" que defina como esse carro deve ser. E uma vez que você tenha sua classe "Carro", pode criar quantos carros (objetos) desejar, cada um com suas próprias características e ações.

Encapsulamento e Abstração

Pense em um controle remoto de TV. Você não precisa saber como funciona por dentro; basta pressionar os botões para mudar de canal ou ajustar o volume. Isso é o encapsulamento em ação, ocultando os detalhes complexos e expondo apenas o que é necessário. A abstração, por outro lado, é como uma receita de bolo: você não precisa entender a química dos ingredientes, apenas seguir as etapas.

Herança e Polimorfismo

A herança é como a relação entre pais e filhos. Você pode criar uma classe "Animal" com características comuns a todos os animais, como "respirar". Em seguida, você pode criar classes "Cachorro" e "Gato" que herdam essas características, mas também podem ter características específicas, como "latir" e "miar". O polimorfismo permite que objetos diferentes compartilhem nomes de método, mas com comportamentos diferentes, como diferentes raças de cães respondendo ao comando "sentar".

Aplicação Prática

Agora que você entende o básico, pense em POO como um conjunto de ferramentas. Ao programar, você pode criar objetos, definir classes e usar conceitos como herança e polimorfismo para resolver problemas de forma mais eficaz e estruturada. É como ter um cinto de utilidades para superar os desafios da programação.

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Comentários (6)
Arthur Cruz
Arthur Cruz - 16/09/2023 00:45

Muito bom artigo!

LS

Luciane Silva - 15/09/2023 22:33

Parabéns pelo artigo! Ainda tenho dificuldades com o aprendizado de POO e vc conseguiu explicar de forma didática. Muito bom

Arthur Guimarães
Arthur Guimarães - 15/09/2023 17:53

Muito bom!

RS

Rodrigo Silva - 15/09/2023 17:06

Ótimo artigo e explicação.

Gabriel Gonçalves
Gabriel Gonçalves - 15/09/2023 16:59

Um ótimo artigo Mirela. No tema proposto, creio que minha maior dificuldade foi em relação a polimorfismo e a conexão entre classe e objeto. Ainda assim, é um tema mais prático do que teórico, é necessário que pratiquemos até ficar bem afiados em POO.

GB

Gabriel Bezerra - 15/09/2023 16:56

Parabéns pelo post. Sempre tive certa dificuldade com alguns conceitos de POO e achei a sua explicação muito boa mesmo.