Conclusão do Bootcamp de Lógica de Programação com Javascript
Explorando o Desenvolvimento de Software: Estrutura de dados, Funções e Classes
Durante minha jornada no Bootcamp de Lógica de Programação, explorei várias áreas cruciais do desenvolvimento de software, passando por conceitos como versionamento de código, operadores e estruturas de controle, até a criação de funções e classes. Ao longo deste artigo, compartilho os pontos mais importantes que aprendi, com exemplos de código em JavaScript que refletem esses conceitos fundamentais.
Versionamento de Código com Git e GitHub
Um dos primeiros conceitos abordados foi o versionamento de código. Entender como o Git e o GitHub facilitam o gerenciamento de projetos colaborativos é fundamental para qualquer desenvolvedor. Seguindo os comandos abaixo, pude subir meu primeiro projeto para o GitHub:
git init
git add .
git commit -m "Meu primeiro projeto"
git branch -M main
git remote add origin <URL do repositório>
git push -u origin main
Variáveis e Tipos de Dados
Aprender a trabalhar com variáveis foi o próximo passo. Usamos a palavra-chave let
para declarar variáveis e exploramos tipos de dados como Number
, String
e Boolean
. Por exemplo:
let nome = "Edson o mestre dos softwares";
console.log("Bem-vindo " + nome);
Entender a diferença entre let
e const
foi importante para garantir que os valores imutáveis fossem bem representados no código.
Operadores
Os operadores aritméticos e relacionais foram fundamentais para dar vida aos dados que manipulamos. Um exemplo de operador relacional foi a comparação estrita:
let a = 5;
let b = "5";
console.log(a === b); // False, pois compara o valor e o tipo
Funções
As funções são ferramentas essenciais para modularizar e reaproveitar código. Aprendemos a criar funções com e sem parâmetros, permitindo que realizássemos ações específicas com base em valores dinâmicos.
function saudar(nome) {
return `Olá, ${nome}!`;
}
console.log(saudar("Edson"));
Também abordamos funções com retorno e o uso de interpolação de strings, que facilita a manipulação de variáveis dentro de uma string:
let idade = 30;
console.log(`A idade informada é ${idade}`);
Classes e Objetos
Um dos momentos mais empolgantes foi o estudo de classes e objetos. Com as classes, conseguimos criar representações mais complexas e organizar melhor o código.
class Heroi {
constructor(nome, xp) {
this.nome = nome;
this.xp = xp;
}
nivel() {
if (this.xp < 1000) {
return "Ferro";
} else if (this.xp < 2000) {
return "Bronze";
} else {
return "Prata";
}
}
}
const heroi = new Heroi("Edson", 1500);
console.log(`O Herói de nome ${heroi.nome} está no nível de ${heroi.nivel()}`);
Desafios
Ao longo do Bootcamp, participei de vários desafios que colocavam à prova meu entendimento de lógica, estruturas de repetição e operadores.
const posicaoInicial = parseInt(prompt("Digite a posição inicial:"));
const totalPassos = parseInt(prompt("Digite o número total de passos:"));
const posicaoFinal = posicaoInicial + totalPassos;
console.log("Posição final do herói: " + posicaoFinal);
Este Bootcamp foi uma jornada incrível de aprendizado e crescimento. Para quem está começando ou busca aprimorar suas habilidades em programação, recomendo explorar cada um desses conceitos, uma vez que é a base dentro do mundo da programação e me diverti muito refinando a minha lógica de programação.