Como configurar um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE)
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Se você estiver migrando de tutoriais on-line para criar seus próprios projetos , pode ficar impressionado com a ideia de configurar seu próprio ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) ou se perguntar por que precisa de um para realizar seu trabalho.
Neste artigo, discutirei o que é um IDE e darei algumas ideias sobre como o seu pode ser, principalmente se você estiver trabalhando em JavaScript, embora as informações sejam aplicáveis independentemente do idioma ou do tipo de projeto.
O que é um Ambiente de Desenvolvimento Integrado?
Um ambiente de desenvolvimento integrado, de forma simples, é tudo o que um programador precisa para realizar seu trabalho. A composição real de um IDE varia entre linguagens de programação, tipos de projetos e até mesmo entre programadores, mas há algumas coisas que são comuns entre muitos IDEs, que abordarei abaixo.
A maneira mais simples de entender um IDE é considerar uma solução "tudo em um" como Unity . Como um mecanismo de jogo completo, o Unity tem tudo o que você precisa para criar um jogo 2D ou 3D: uma GUI que permite construir seu mundo de jogo, um editor de código (Visual Studio) onde você pode escrever scripts, uma maneira de baixe dependências e ativos e até mesmo integração do GitHub para que você possa acompanhar as versões de compilação e colaborar em projetos. Para projetos menores, o Unity pode ser pensado como um ambiente de desenvolvimento integrado totalmente funcional, onde tudo já está configurado para você após o download do mecanismo de jogo.
Outros IDEs podem variar muito em complexidade, principalmente se você estiver vindo de um tutorial online que permite codificar diretamente no navegador. Uma das minhas queixas com respostas comuns para a pergunta "qual linguagem de programação devo aprender?" é a noção de que aprender JavaScript é mais fácil porque "simplesmente roda no seu navegador".
Diga isso a qualquer um que tenha tentado configurar um IDE para Create React App, que requer vários componentes para começar a funcionar - nenhum dos quais é aparente quando você está trabalhando em tutoriais online. Para realmente trabalhar como desenvolvedor, você precisará de quatro coisas principais para configurar seu ambiente de desenvolvimento integrado: um editor de código, interface de linha de comando (CLI), sistema de controle de versão e gerenciador de pacotes.
Importante advertência: seu IDE pode variar muito dependendo da linguagem de programação ou do tipo de projeto, mas você provavelmente precisará de um ou mais dos seguintes em qualquer caso!
Ferramenta IDE nº 1: Editor de código (e compilador)
Um monte de tutoriais on-line permitem que você apenas codifique no navegador, o que é ótimo para entender os conceitos básicos de programação, mas a longo prazo, você precisará de um editor que permita salvar seu código (e compilá-lo, se você está usando uma linguagem como C# ou C++).
Existem muitos editores de código por aí, como Atom (leve, gratuito e de código aberto), Sublime (super popular com toneladas de integrações) e Visual Studio / Visual Studio Code (suportado pela Microsoft e maravilhoso para trabalhar) . Seria redutivo dizer que eles são "todos a mesma coisa", pois cada um fornece uma abordagem diferente para dar suporte ao seu fluxo de trabalho de codificação, então você pode tentar um ou dois antes de decidir qual deles você mais gosta.
Ferramenta IDE nº 2: Interface de linha de comando (CLI)
Se você tem um computador, sem dúvida usou seu explorador de arquivos ou alguma outra GUI de navegação para acessar o sistema de arquivos, criar pastas, excluir arquivos e assim por diante.
A interface de linha de comando (CLI) permite que você faça a mesma coisa... em texto simples. O que pode parecer super arcaico ou irritante no começo, mas quando você entender encadear comandos e integrá-los ao seu fluxo de trabalho, você começará a ver o poder da CLI e o quão essencial ela é para a maioria dos ambientes de desenvolvimento.
No Mac, você pode estar usando o Terminal. Como instalei o GitHub para Windows (mais no GitHub abaixo) em minha máquina, uso o Git Bash para meu trabalho. Existem várias opções aqui para você, e pode ser útil conferir alguns tutoriais de linha de comando para entender alguns dos princípios básicos para que você se sinta confortável em usá-lo em seu IDE.
Ferramenta IDE nº 3: Sistema de controle de versão
Existem vários recursos por aí que fornecem visões gerais do que é controle de versão e por que você deve usá-lo. Basta dizer que, quando você está construindo qualquer coisa que não seja um projeto simples, você precisará de uma maneira de fazer backup de seu trabalho, compartilhar seu código com colaboradores e acompanhar as diferentes versões de compilação para que você possa mexer com partes da base de código e não outros.
O GitHub não é o único sistema de controle de versão disponível, mas é o padrão-ouro no momento, e valeria a pena procurar alguns tutoriais para aprender a tirar proveito de seus recursos, mesmo se você apenas enrolar usando-o como um método de backup remoto.
Além disso, embora existam vários complementos para integrar o GitHub diretamente em seu editor de código (ou mecanismo de jogo), a prática padrão para realizar tarefas relacionadas ao Git é usar a interface de linha de comando, que fornece outro motivo para se tornar proficiente com sua CLI de escolha .
Ferramenta IDE nº 4: Gerenciador de Pacotes
Para alguns IDEs, como no exemplo do Unity acima, tudo o que você precisa fazer é baixar e instalar o software para começar a construir seus projetos. A maioria das dependências que você vai precisar serão incluídas no seu download inicial e, caso contrário, haverá uma maneira de acessá-las dentro do mecanismo do jogo (por exemplo, Unity's Asset Store ).
Para outros IDEs de escolha própria, você precisará juntar as coisas sozinho, e um dos componentes essenciais será um gerenciador de pacotes como NPM ou Conda .
Os gerenciadores de pacotes fazem muitas coisas e, em sua funcionalidade mais básica, eles o ajudarão a instalar todas as dependências necessárias para realizar seu trabalho. Se você quiser começar em um projeto React, por exemplo, você navegará para uma pasta por meio de sua CLI e, após instalar o NPM (que vem junto com o Node.js ), digite:
npx create-react-app my-app
cd my-app
npm start
A primeira linha basicamente diz: "Ei, NPM! Baixe todas as dependências do Create React App e coloque-as em uma pasta chamada 'my-app'".
A segunda linha informa a sua CLI: "Navegue para o novo diretório chamado 'meu-aplicativo'".
A terceira linha dá início à ação: "NPM, sou eu de novo. Inicie um servidor de desenvolvimento que exiba meu projeto em um navegador e o atualize sempre que eu fizer alterações no código".
Depois de instalar todas as dependências necessárias usando seu gerenciador de pacotes, você começará a trabalhar em seu editor de código e a usar a interface de linha de comando para fazer pull requests ou enviar código para um repositório remoto usando seu sistema de controle de versão.
Em resumo, um ambiente de desenvolvimento integrado compreende tudo o que você precisa para realizar seu trabalho e varia de acordo com o idioma, o tipo de projeto e sua preferência pessoal. Normalmente, os IDEs incluem um editor de código (e compilador), interface de linha de comando, sistema de controle de versão e gerenciador de pacotes, mas seu ambiente de desenvolvimento integrado pode ter requisitos diferentes ou uma combinação deles.
Você consegue!
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