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Everson Souza
Everson Souza27/07/2024 11:33
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Clickpow

    Jogo ClickPow

    Site, somente para desktop:

    www.clickpow.com.br

    Desenvolvedor: Everson Silva

    Objetivo: O objetivo principal do jogo ClickPow é restaurar a habilidade de clique duplo no mouse para estudantes de informática.

    Tecnologias Utilizadas:

    • JavaScript
    • React Vite
    • HTML
    • CSS
    • Audacity
    • Photoshop
    • Illustrator
    • Imagens geradas com IA foram utilizadas no jogo, enquanto todos os códigos foram desenvolvidos linha por linha.

    Narração e enredo: Everson Silva

    Efeitos Sonoros e Trilhas Musicais:

    Desenvolvimento e Testes: O jogo foi concebido com um único objetivo e testado com mais de duzentos alunos de informática, mostrando-se eficaz. O desenvolvimento do jogo não foi continuado após alcançar seu objetivo. No entanto, caso haja interesse de investidores, o projeto pode ser reiniciado.

    Em 2023, durante minhas aulas de informática e design gráfico nos cursos Mais Visão e Grupo Smart, observei que muitos alunos, mesmo aqueles já cursando há algum tempo, não possuíam a habilidade de clique duplo no mouse. A crescente utilização de dispositivos móveis fez com que muitas pessoas perdessem o contato com computadores, e a habilidade de manuseio do mouse tornou-se rara.

    Essa situação revelou uma lacuna significativa: pessoas com diversos cursos de informática, mas sem a habilidade de usar um mouse, enfrentam dificuldades no mercado de trabalho, que exige mais do que o que está escrito no currículo. Como programador, vi nessa situação uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento.

    Utilizei as informações coletadas em meu laboratório para criar um jogo intuitivo e atrativo com o objetivo de resgatar a habilidade de clique duplo. Após dois meses de desenvolvimento, o resultado foi um jogo que, além de cumprir seu objetivo principal, auxilia no desenvolvimento de várias habilidades cognitivas relevantes para o ambiente de trabalho.

    Dinâmica do Jogo: No início do jogo, o jogador recebe coordenadas de um superior, simulando a estrutura hierárquica encontrada em ambientes de trabalho. O jogo é repleto de limitações e regras:

    • O objetivo é clicar duas vezes no foguete e não deixá-lo cair. Se clicar apenas uma vez ou de forma incorreta, o foguete explode e o jogador perde uma vida.
    • Cliques fora do foguete resultam na perda de cliques de crédito. Quando os créditos chegam a zero, o jogo termina.
    • A velocidade e a distância dos foguetes aumentam a cada fase, desenvolvendo gradualmente a habilidade do jogador.
    • O tempo é contabilizado, ensinando aos jogadores a importância de cumprir prazos.

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    Perda de Vida e Consequências: Ao perder uma vida, o jogador tem a oportunidade de recuperá-la, mas precisa decidir entre pegar a vida primeiro ou clicar no foguete, simulando as consequências e desafios de resolver erros no ambiente de trabalho.

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    Trabalho em Equipe: O jogo simula um ambiente de trabalho em equipe, onde o jogador tem uma função específica de proteger os companheiros enquanto eles atacam uma nave.

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    Simulação de Distrações: Elementos como tiros, narrações e neblina são utilizados para simular distrações comuns em ambientes de trabalho, treinando os jogadores a manterem o foco em suas tarefas.

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    Estatísticas: Ao final do jogo, perdendo ou ganhando, o jogo apresenta as estatísticas sobre seu desempenho no jogo.

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    ClickPow foi utilizado em todos os meus cursos de informática como um complemento inicial, recompensando os alunos com notas extras baseadas nas fases alcançadas. Essa prática foi divertida e eficaz, resultando em mais de duzentos alunos que concluíram o curso com habilidades plenas no uso de uma das ferramentas mais essenciais na informática: o mouse.

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