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Pedro Lustosa
Pedro Lustosa05/01/2024 21:16
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C# e Aplicando Programação Orientada a Objetos (OOP)

  • #C#
  • #POO
  • O que é Programação Orientada a Objetos?
  • A POO é um paradigma de programação que organiza o código em entidades chamadas objetos. Esses objetos possuem características (atributos) e comportamentos (métodos), proporcionando uma forma organizada e modular de desenvolver software. O C# é uma linguagem que adota fortemente os princípios da POO.
  • Classes e Objetos: Em C#, as classes são a espinha dorsal da POO. Elas são estruturas que definem as propriedades e métodos que um objeto pode ter. Um objeto é uma instância de uma classe. Por exemplo, se tivermos uma classe carro, um objeto seria uma instância específica desse carro, como um carro vermelho da marca Ford.
class Carro
{
  public string Marca { get; set; }
  public string Modelo { get; set; }

  public void Acelerar()
  {
      Console.WriteLine("Vrum! Vrum!");
  }
}

// Criando um objeto Carro
Carro meuCarro = new Carro();
meuCarro.Marca = "Ford";
meuCarro.Modelo = "Focus";
meuCarro.Acelerar();
  • Encapsulamento: O encapsulamento é a prática de esconder os detalhes internos de uma classe e fornecer uma interface para interagir com ela. Em C#, isso é frequentemente alcançado usando modificadores de acesso como public, private e protected.
class ContaBancaria
{
  private decimal saldo;


  public void Depositar(decimal valor)
  {
      saldo += valor;
  }


  public void Sacar(decimal valor)
  {
      if (valor <= saldo)
          saldo -= valor;
      else
          Console.WriteLine("Saldo insuficiente");
  }


  public decimal ConsultarSaldo()
  {
      return saldo;
  }
}
  • Herança: A herança permite que uma classe herde características de outra. Isso promove a reutilização de código e a criação de hierarquias.
class Animal
{
  public void Comer()
  {
      Console.WriteLine("Animal comendo...");
  }
}

class Mamifero : Animal
{
  public void Amamentar()
  {
      Console.WriteLine("Mamífero amamentando...");
  }
}

// Criando um objeto Mamifero
Mamifero cachorro = new Mamifero();
cachorro.Comer();
cachorro.Amamentar();
  • Polimorfismo: O polimorfismo permite que objetos de diferentes classes sejam tratados como objetos de uma única classe base.
class Forma
{
  public virtual void Desenhar()
  {
      Console.WriteLine("Desenhando uma forma");
  }
}


class Circulo : Forma
{
  public override void Desenhar()
  {
      Console.WriteLine("Desenhando um círculo");
  }
}


class Quadrado : Forma
{
  public override void Desenhar()
  {
      Console.WriteLine("Desenhando um quadrado");
  }
}


// Exemplo de polimorfismo
List<Forma> formas = new List<Forma>
{
  new Circulo(),
  new Quadrado()
};


foreach (var forma in formas)
{
  forma.Desenhar();
}
  • Aprimorar sua maestria em C# e aplicar os princípios da Programação Orientada a Objetos não apenas eleva a qualidade do seu código, mas também simplifica a manutenção e ampliação do seu projeto. Este artigo ofereceu uma sólida introdução aos fundamentos da POO em C#, desvendando um universo fascinante. Se você deseja se destacar, não se contente com o básico, há muito mais a ser explorado e dominado. Considere isso não apenas como uma lição, mas como uma orientação de um desenvolvedor experiente. O aprendizado contínuo é a chave para o sucesso neste campo dinâmico. Não se esqueça: mesmo eu, como desenvolvedor pleno, continuo a descobrir que há sempre mais a aprender. Portanto, não desanime. Persiga suas metas, busque novas oportunidades e eleve constantemente o seu jogo. O caminho para alcançar sua vaga ideal ou subir de nível exige dedicação, pesquisa e um compromisso inabalável com o crescimento profissional. Estou torcendo por seu sucesso contínuo! 🚀
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