Branch de uma forma lúdica
Imagine que você está trabalhando em um jogo de aventura épica chamado "Herói da Floresta Encantada". No jogo, há um personagem chamado Leo, que está em uma missão para salvar a Floresta Encantada de um feitiço maligno.
Aqui está como uma branch lúdica poderia ser usada:
Situação inicial:
- Você começa o desenvolvimento do jogo com uma única branch chamada "master". Nesta branch, você tem o personagem Leo explorando a Floresta Encantada e enfrentando alguns inimigos.
Criando uma branch:
- Agora, você decide adicionar uma nova funcionalidade ao jogo: um sistema de magia para Leo. Você cria uma nova branch chamada "branch-magia" para trabalhar nesse recurso.
Desenvolvendo a branch:
- Na "branch-magia", você adiciona novos gráficos, animações e códigos que permitem ao personagem Leo lançar feitiços mágicos para derrotar inimigos. Isso não afeta o código na branch "master", que continua sendo a versão do jogo sem magia.
Testando a funcionalidade:
- Você testa a "branch-magia" para garantir que os feitiços funcionem corretamente e não causam problemas no jogo.
Merging (Mesclando) a branch:
- Após concluir o desenvolvimento e testes, você está satisfeito com a funcionalidade de magia. Agora, você mescla (merge) a "branch-magia" na "master" para incorporar a nova funcionalidade ao jogo principal.
Resultado final:
- Agora, na "master", Leo tem a habilidade de lançar feitiços mágicos, graças à funcionalidade que você desenvolveu na branch "branch-magia". O jogo está mais emocionante e completo.
Essa é uma maneira lúdica de entender o conceito de branch no desenvolvimento de software. É como criar uma realidade paralela onde você pode experimentar e desenvolver novas ideias sem afetar diretamente o estado atual do jogo, e depois incorporar essas ideias quando estiverem prontas.