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Michel29/07/2024 00:15
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A Jornada de Concluir um Jogo: Um Retorno à Minha Paixão de Infância

  • #Godot

No início dos anos 2000, iniciei minha jornada pelo mundo da tecnologia através de um curso técnico de informática industrial. Desde jovem, sempre fui apaixonado pelo universo dos games, o que me impulsionou a seguir essa direção. A curiosidade e o entusiasmo em desvendar os mistérios por trás dos jogos eletrônicos eram meu combustível diário.

Em 2012, tive a oportunidade de criar meu primeiro jogo utilizando a engine Unity. Foi um projeto modesto, para o qual recebi R$ 500,00. O jogo era de primeira pessoa, com gráficos arcaicos, mas tinha um propósito educacional. O jogador precisava encontrar peças em um labirinto e resolver equações para abrir portas e liberar novas áreas do labirinto. O desafio de desenvolver esse jogo foi imenso, mas a satisfação ao vê-lo concluído foi indescritível. Infelizmente, o código fonte desse projeto se perdeu ao longo dos anos, mas a memória e a experiência adquirida permanecem vivas em minha mente.

Embora minha carreira não tenha seguido diretamente o caminho da tecnologia, a paixão pelos games nunca se apagou. Hoje, trabalho como supervisor numa linha de produção e, nesse meio tempo, me formei em engenharia de produção pela Universidade Barra Mansa (UBM) e em Sistemas de Informação pela Universidade Federal Fluminense.

Recentemente, ao concluir o jogo "Pequeno Cavaleiro" na trilha Santander 2024 - Criando Jogos com Godot, senti uma sensação nostálgica que me transportou de volta aos anos 2000. A alegria de aprender coisas novas, de enfrentar desafios desconhecidos e de superar obstáculos técnicos reacendeu a mesma paixão que senti no início da minha jornada. Essa experiência me fez perceber que, mesmo após todos esses anos, a essência do que me motiva permanece a mesma.

A conclusão deste jogo não é o fim, mas apenas o começo de uma nova fase em minha vida. Cada etapa do desenvolvimento me ensinou algo novo, e estou ansioso para continuar explorando e criando no vasto universo dos games. O sentimento de realização ao ver um projeto ganhar vida é incomparável, e estou determinado a seguir aprimorando minhas habilidades e conhecimentos.

Para quem quiser conhecer o resultado desse trabalho, o jogo "Pequeno Cavaleiro" está disponível em https://mteobaldo.itch.io/pequeno-cavaleiro-mteo. Este projeto é um testemunho do meu crescimento e da minha evolução como desenvolvedor, e espero que ele inspire outros a seguir suas paixões e nunca desistir de seus sonhos.

Concluir este jogo foi um marco importante na minha jornada, mas estou apenas começando. O futuro é promissor, e mal posso esperar para ver onde minha paixão por games me levará a seguir.

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Comentários (1)
Josué Oliveira
Josué Oliveira - 29/07/2024 12:49

Meu filho mais velho(10 anos) está varrendo tudo sobre Godot, Phaser(biblioteca javascript) e a maior paixão dele Roblox...Lua e Luau(derivação Lua específica para Roblox). Acreditem: AINDA NÃO TEM ICENTIVO MEU! Mas quando ele estiver com os 13 anos...vou entrar com tudo com ele!