A Arquitetura de Três Camadas com Spring Boot
A Arquitetura de Três Camadas com Spring Boot
é o metodo que lhe da um norte para como seguimentar seu codigo de forma organizada.
: model, entities e controllers.
Model:
- A camada de "Model" é onde definimos as estruturas de dados e a lógica de negócios.
- Ela inclui classes que representam os objetos principais do nosso aplicativo, como clientes, produtos, pedidos, etc.
- Também pode conter classes que descrevem como esses objetos interagem entre si.
- Aqui, escrevemos a lógica que não está diretamente relacionada à interação com o banco de dados ou à interface do usuário.
Entities (Entidades):
- As "Entities" são um subconjunto da camada de Model.
- Elas representam os objetos principais do aplicativo e geralmente são mapeadas para tabelas em um banco de dados.
- Usamos anotações do Spring Boot, como
@Entity
, para marcar essas classes, permitindo que o Spring Boot crie automaticamente tabelas no banco de dados. - As Entities também podem conter relacionamentos com outras Entities, como um Cliente que possui Pedidos.
Controllers (Controladores):
- Os "Controllers" são a camada responsável por lidar com as solicitações dos clientes (geralmente através da web) e fornecer respostas apropriadas.
- Eles recebem solicitações HTTP, como "GET", "POST", "PUT" ou "DELETE", e chamam os métodos apropriados na camada de Model para executar ações.
- Os Controllers também são responsáveis por converter os dados de entrada da solicitação e as respostas em objetos compreensíveis para o cliente (geralmente em JSON ou XML).
- Usamos anotações do Spring Boot, como
@Controller
e@RestController
, para marcar essas classes e definir os pontos de extremidade da API.
Resumindo, a Arquitetura de Três Camadas com Spring Boot divide um aplicativo em três partes bem definidas:
- Model: Onde definimos nossos objetos e lógica de negócios.
- Entities: Representam objetos principais e mapeiam para o banco de dados.
- Controllers: Lidam com as solicitações dos clientes e fornecem respostas.
Essa abordagem ajuda a manter o código organizado, facilita a manutenção e permite que diferentes partes do aplicativo se comuniquem de maneira eficaz. É uma maneira robusta de criar aplicativos web com Spring Boot.