Classes e Objetos na Programação Orientada a Objetos
A programação orientada a objetos é um paradigma de programação, ou seja, uma forma de estruturar o código de um programa que surgiu na década de 1990 como uma alternativa a programação estruturada.
O intuito é representar entidades do mundo real em linguagem computacional através de conceitos como classe e objeto. Esses são os dois conceitos chave desse paradigma, e todos os outros fundamentos são baseados no funcionamento das deles.
Alguns exemplos de linguagens que seguem esse paradigma são Java, C#, C++, Python, etc.
Mas o que são classes e objetos?
- A classe serve de modelo para os objetos que serão instanciados a partir dela. Basicamente, ela reúne características e comportamentos que os objetos irão compartilhar
- O objeto é a classe materializada, ou seja, ele qualifica os atributos e executa os comportamentos definidos na classe .
Vamos para uma analogia:
Imagine um projeto que define que os carros que sairão dele terão que necessariamente possuir 4 portas e ser elétrico. A partir desse modelo, poderemos construir vários carros com as especificações descritas, porém com características diferentes. Poderíamos ter carros com cores diferentes, formatos diferentes, marcas diferentes, bateria alocada em diferentes pontos, recarga de diferentes maneiras, etc.
Perceba que com o modelo (classe) nós conseguimos montar vários tipos de carros (objetos) diferentes uns dos outros, mas que compartilham as mesmas características e funções.